Edil de São Domingos visita Portugal com reforço da cooperação no centro da agenda

Cidade da Praia, 30 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, está de visita a Portugal com o propósito de reforçar a cooperação com alguns municípios geminados, informou hoje, a edilidade.

Durante a sua estadia em Portugal o edil prevê também contactos com entidades públicas e privadas no norte de Portugal com o objectivo de “angariar” investimentos externos visando “impulsionar o desenvolvimento” do concelho de São Domingos.

De acordo com um comunicado de imprensa da Câmara Municipal de São Domingos, a que a Inforpress teve acesso, o edil Clemente Garcia vai reunir-se com as autoridades municipais no concelho de Barcelos, onde participa também nas cerimónias da comemoração da Festa das Cruzes.

Segundo a mesma fonte, o autarca cabo-verdiano vai aproveitar a ocasião para “rever” com o seu homólogo de Barcelos o acordo de geminação assinado em Abril de 1997, pelo que perspectiva o reforço da cooperação nomeadamente a nível de formação de quadros.

A promoção de trocas culturais, sociais, educativas, turísticas ou de outras, entre as populações dos dois municípios, e designadamente das suas diversas organizações representativas são outros propósitos do acordo.

Neste âmbito, o município de Barcelos compromete-se a cooperar com a sua congénere de  São Domingos, de acordo com as suas disponibilidades, enviando delegações ou peritos a Cabo Verde em missões, contribuindo para a formação de pessoal cabo-verdiano em domínios de interesse para o município, designadamente em termos de estágio, fornecimento de meios técnicos e materiais adequados para projectos e programas municipais, colaboração e troca de experiências e informação regular entre serviços municipais especializados e fornecimento de projectos de desenvolvimento local.

JL/FP

Inforpress/Fim