Porto Novo, 17 Fev (Inforpress) - A ausência de uma rede telefónica e as dificuldades de acesso à localidade esta a afectar, sobremaneira, o incremento do turismo em Ribeira Fria, interior do concelho do Porto Novo, Santo Antão.

A inquietação é dos operadores turísticos locais, segundo os quais o isolamento dessa zona, marcada pela ausência da comunicação telefónica, e o mau estado da estrada de acesso à Ribeira Fria está a dificultar o desenvolvimento turismo nessa zona.

Adilson Gomes, proprietário de uma unidade turística em Ribeira Fria, inaugurada há um ano, explicou que tem que se deslocar à cidade do Porto Novo, fazendo um percurso de cerca de 10 quilómetros, para proceder a um telefonema.

"Se pretendemos estabelecer contactos com as agências turísticas ou mesmo directamente com os turistas, somos obrigados a ir para a cidade do Porto Novo por não temos telefone em Ribeira Fria", informou Adilson Gomes, para quem a situação está a colocar em risco o turismo nessa zona.

Além de precisar da rede telefónica, de preferência móvel, Ribeira Fria necessita ainda de uma estrada condigna para facilitar o acesso dos visitantes à essa localidade, de grande potencial turístico, avançou este operador turístico.

Ribeira Fria tinha um posto de telefónico, instalado nos anos 90, mas deixou de funcionar há, pelo menos, uma década.

A Inforpress soube, entretanto, que a via de acesso à Ribeira Fria está, neste momento, a ser reparada pela edilidade local, no âmbito de um programa de manutenção das vias municipais no concelho do Porto Novo.

As dificuldades de acesso têm sido factor condicionante do desenvolvimento do turismo em outras localidades do interior do Porto Novo: Monte Trigo, Chã de Branquinho, Chã de Norte e Planalto Norte.

Planalto Norte, uma das zonas mais atractivas do município do Porto Novo, onde se situa o Tope de Coroa e o parque natural com o mesmo nome, além de falta de uma estrada condigna, não tem também telefone, problema que está, todavia, em vias de resolução, com a instalação, em breve, da rede móvel, no local.

Porto Novo recebe, nos dias 24 e 25 de Fevereiro, uma mesa redonda sobre o turismo rural e da natureza, em que a questão das infra-estruturas de apoio, sobretudo a nível dos transportes, vai ser debatida pelos operadores.

JM/CP

Inforpress/Fim 

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.