Inicio Sem categoria Diplomacia: Caridad Batalla Junco quer continuar a trabalhar com e por Cabo...

Diplomacia: Caridad Batalla Junco quer continuar a trabalhar com e por Cabo Verde para reforçar a diplomacia “humana” que conheceu nesta terra

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – A Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, que termina na próxima semana a sua missão no arquipélago, manifestou, hoje, o seu interesse em continuar a trabalhar para este povo uma vez que foi nesta terra que conheceu a “diplomacia humana”.

Em declarações à Inforpress, a poucos dias da partida, Caridad Batalla Junco, fez um balanço positivo dos anos que passou em Cabo Verde, sublinhando que durante a sua missão efectuou trabalhos de cooperação no domínio politico, aperfeiçoou o investimento espanhol e fomento dos investimentos, assim como a assinatura do convénio entre os dois países a ser ratificado brevemente.

“No que respeita a questões de género , fomos o primeiro parceiro bilateral que trabalhou este domínio com o ICIEG. A cultura também mereceu a nossa atenção, assim como a difusão da língua espanhola”, disse.

No domínio da educação, Caridad Batalla Junco asseverou que durante a sua missão foram concretizados alguns projectos a nível universitário, sendo que na próxima semana a reitora da Universidade de Cabo Verde vai assinar com Espanha um acordo de cooperação que certifica o exame do espanhol nesta universidade.

Este acordo, segundo explica, vai ser muito importante para os estudantes com bolsa em Espanha e pessoas que têm formação na área de turismo.

“Sinto-me feliz em poder cumprir esta missão, mas o que mais me satisfez foi ter trabalhado com os governos do PAICV e do MpD. Agradeço as autoridades e ao país que me possibilitaram esta oportunidade de vivência das diferentes ilhas, das pessoas trabalhadoras e de uma diplomacia exemplar e com uma governancia e energia que vou levar sempre comigo”, afirmou.

Ao povo cabo-verdiano, a embaixadora de Espanha, na “hora di bai”, deixa uma mensagem de esperança, apelando que a população continue nesse rumo, pois, se assim o fizer, acredita, o arquipélago será, em pouco tempo, um país de referência não só a nível africano mais também a nível mundial.

Caridad Batalla Junco garantiu que quando estiver em Espanha vai saber o verdadeiro significado de “saudades”, visto que foi nesta terra que conheceu a “diplomacia humana”.

Caridad Batalla Junco assumiu o cargo de embaixadora de Espanha em Cabo Verde em 2015, tendo assumido antes o consulado geral da Espanha em Caracas, designado para a Representação Permanente da Espanha junto às Nações Unidas e em 2011 foi nomeada conselheira na Embaixada da Espanha na França.

Nascida em 4 de Outubro de 1966, em Burgos, formou-se em Ciências da Informação e já desempenhou cargo como vice-directora geral de Acção Cultural Estrangeira no Ministério das Relações Exteriores, vice-directora geral de Assuntos da Justiça no Ministério da Justiça e assessora no Gabinete do Ministro da Defesa.

PC/JMV
Inforpress/Fim