Diocese de Santiago promove debate sobre o uso crítico dos meios de comunicação social

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – A Diocese de Santiago, através do Secretariado Diocesano da Comunicação promove esta quarta-feira, 09, na Cidade da Praia, um encontro de reflexão sobre o uso crítico dos meios de comunicação social sobretudo nas redes sociais.

Em declarações à Inforpress, o secretário diocesano, José Álvaro Borja explicou que o encontro irá debruçar-se sobre o tema “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32) “Fake news e jornalismo de paz”, proposto pelo Papa Francisco no âmbito das celebrações do Dia Mundial das Comunicações Sociais, assinalado a 13 de Maio.

Segundo disse, o encontro é destinado aos jornalistas e a população em geral e tem por objectivo refletir e debater sobre a necessidade de se ser mais consciente sobre o uso responsável das comunicações sociais sobretudo nas redes sociais, mas também sensibilizar as pessoas sobre o valor e a importância que os media têm nos dias de hoje.

Álvaro Borja explicou, por outro lado, que o encontro visa ainda divulgar a mensagem do Papa Francisco que, a seu ver, chama a atenção para que as pessoas não se tornem promotoras de informações infundadas, destorcidas ou manipuladas e que não promovem a verdade da comunicação social.

“Com a difusão das redes sociais nos dias de hoje, as pessoas são ao mesmo tempo consumidoras, promotoras, distribuidoras e produtoras de informações”, sublinhou frisando grande parte das fontes não são credíveis e acabam por prejudicar as pessoas e o processo de construção social.

Tendo em conta que as redes sociais são amplas, José Álvaro Borja disse que os riscos são maiores, mas reconhece que há também possibilidade para fazer o bem a nível educativo, da formação social e da relação entre as pessoas uma vez que a solução está em dizer a verdade e deve-se ter sempre em conta as pessoas e o bem social.

Para o secretário diocesano, um dos objectivos do Dia Mundial das Comunicação Social é despertar os cristãos e a sociedade em geral para a importância da comunicação e para o uso responsável dos media.

O encontro está previsto para as 18h00 no Salão Paroquial de Nossa Senhora Graça, Plateau.

AV/FP

Inforpress/Fim