Dia Internacional dos Museus vai ser assinalado com várias actividades nos museus do país

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de Maio, vai ser comemorado em Cabo Verde com diversas actividades nos museus do país, com vista a retratar os museus nos diferentes quadrantes da sociedade.

Em comunicado enviado hoje à Inforpress, o Instituto do Património Cultural, através da Direcção de Museologia e Museus, informa que já está a decorrer desde o dia 14 um leque de actividades para assinalar a efeméride, sob o lema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

A comemoração que prossegue até o dia 22, prevê visitas aos museus, abordagem do tema um dia como profissional do museu, conferências sobre museus de Cabo Verde, palestras, workhops sobre “A importância do museu do mar na preservação do património cultural e natural de Cabo verde” e “Museu e as novas tecnologias”.

“Isto, abordando temáticas e problemáticas actuais, dentro daquilo que se entende ser o caminho para a construção de uma ideia e diálogo permanente sobre a museologia e os museus em Cabo Verde”, informou a organização.

Segundo a mesma fonte, o objectivo dessas actividades é o de aprofundar a ligação dos museus com os visitantes e de envolver novos públicos em torno do conhecimento das colecções e da sua salvaguarda e valorização através das novas tecnologias de informação e comunicação.

As actividades decorrem no Museu do Mar, Núcleo Museológico Cesária Évora, Museu da Tabanca, Museu do Sal, Museu Etnográfico da Praia, Museu de Arqueologia, Museu da Resistência (ex. Campo de concentração do Tarrafal).

AM/FP

Inforpress/Fim