Inicio Ambiente Dia da Árvore: MAA e parceiros sensibilizam população sobre importância da conservação...

Dia da Árvore: MAA e parceiros sensibilizam população sobre importância da conservação do ecossistema

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) quer sensibilizar a população sobre a importância da conservação do ecossistema florestal, na data da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com uma campanha de plantação.

O lugar escolhido é a Praia de São Francisco, localizada a cerca de 10 quilómetros da Cidade da Praia, e, segundo informações disponibilizadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) à Inforpress, a campanha enquadra-se, também, nas actividades do projecto “floresta urbana e peri-urbana”, com objectivo de fixação de dunas.

Sob o lema “Floresta e Energia”, a comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, assinalado a 21 de Março, conta com a colaboração da FAO, da Câmara Municipal da Praia e das delegações do Ministério da Educação dos concelhos da Praia e de São Domingos, através de participação dos alunos do Liceu Domingos Ramos e da escola do ensino básico de São Francisco.

Segundo dados oficiais, Cabo Verde dispõe, actualmente, de cerca de 90 mil hectares de áreas com florestas (área equivalente a 90 mil campos de futebol), representando 23 por cento da superfície do território do arquipélago, o que faz com que uma boa parte da população do meio rural dependa delas para a sua subsistência.

Ainda no âmbito das comemorações da efeméride, o Museu de Educação (MEDUCA), em parceria com a autarquia praiense e a delegação do Ministério de Educação da Praia, tem realizado deste segunda-feira, 20, um conjunto de actividades que visam sensibilizar a comunidade educativa para a importância da plantação e preservação da árvore, os seus benefícios para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Deste modo, para esta terça-feira, será realizada uma sessão de pintura e declamação de poesias, sobre a temática em questão, com os alunos do 4º ano de escolaridade, no Museu de Educação, no Platô, em que os alunos serão orientados pela artista plástica Rita Fernandes.

Na segunda-feira, aconteceu uma visita ao viveiro da Câmara Municipal da Praia, no Parque 5 de Julho, com os alunos do 3º ano de escolaridade das escolas Quintino Ribeiro, SOS e Capelinha, seguida de plantação de árvores na escola SOS.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, sendo que a estimação é que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Por outro lado, 30% da superfície terrestre está coberta por florestas que são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

A celebração da data começou a 10 de Abril de 1872, no estado do Nebraska, Estados Unidos, através do seu mentor, o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Entretanto, a Assembleia Geral das Nações Unidas veio a proclamar o 21 de Março como o Dia Mundial da Árvore e da Florestas, em 2012, visando aumentar a consciência da importância de todos os tipos de florestas e, nesta data, cada país é incentivado a realizar esforços locais, nacionais e internacionais para organizar actividades que envolvem florestas e árvores, como as campanhas de plantação de árvores.

DR/CP

Inforpress/Fim