Inicio Desporto DGD e CPLP promovem na Praia formação sobre Ética no Desporto para...

DGD e CPLP promovem na Praia formação sobre Ética no Desporto para a promoção da cidadania

Cidade da Praia, 15 Mai (Inforpress) – A Direcção Geral dos Desportos (DGD) em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) iniciou hoje, na Praia, uma formação  de  cinco dias  sobre a “Ética no Desporto “visando a promoção da cidadania.

Em declarações à imprensa, à margem da abertura da formação, o director-geral dos Desportos, Anildo Santos, disse que apesar de não haver casos graves de comportamentos antidesportivos em Cabo Verde, essa iniciativa serve como prevenção.

Por isso, segundo Anildo Santos, essa formação é direccionada a camadas mais jovens, através dos professores de educação física e dos treinadores das escolas de iniciação desportiva, com o intuito de empreender uma nova forma de estar no desporto.

Para Anildo Santos, trata-se de uma forma de unir as pessoas através da ética desportiva com a formatação de um povo com uma cultura “mais digna e justa”.

Avançou, no entanto, que a ideia é levar essa formação a todas as regiões desportivas do país, uma vez que os formandos vão passar a mensagem nas escolas de iniciação, nos clubes onde trabalham e nas escolas dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Em representação à CPLP, o coordenador do Plano de Ética no Desporto nos Países de Língua Portuguesa (PEDCPL), José Carlos Lima, enalteceu a importância dessa formação pelos valores que o desporto promove.

“Isto para que os valores como a disciplina e outros que o desporto promove sejam também ferramentas para promover a cidadania, porque para além de se aplicar esses valores no desporto, aplicam-se também no dia-a-dia”, explicou o especialista em ética no desporto.

Aproximadamente 20 formandos, entre professores de Educação Física dos ensinos Básico e Secundário e treinadores, participam nesta acção formativa, que tem como objectivo capacitar um conjunto de especialistas em cada país, com técnicas, competências e conhecimentos que lhes permitam conduzir formações nessas áreas.

Trata-se da segunda fase dessa formação promovida pela CPLP, sendo que a primeira aconteceu em São Tomé e Príncipe (de 29 de Janeiro a 02 de Fevereiro) e a terceira vai ser na Guiné-Bissau, a partir de 25 de Junho.

A iniciativa terá duas componentes, uma teórica e uma prática e engloba seis módulos que abarcam pedagogia e dinâmicas de ensino, modelos de ensino, métodos, técnicas e estratégias e conteúdos específicos sobre ética no desporto.

Estarão à frente desta formação os técnicos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e em representação da CPLP, o especialista José Carlos Lima, que é coordenador do (PEDCPL), sendo o formador André Xavier de Carvalho.

Esta formação na ética no desporto, com vista a promover um desporto assente nos valores da cidadania e do fair-play, termina na próxima sexta-feira, 18.

OM/ZS

Inforpress/Fim