Descentralização e regionalização irá promover o desenvolvimento regional – Ministro de Estado

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, defendeu hoje que a descentralização e regionalização vão contribuir para a redução das desigualdades regionais e promoção do desenvolvimento das mesmas.

O governante, que intervinha durante o debate sobre “Descentralização: desafios e perspectivas” na sessão parlamentar iniciada na manhã de hoje, realçou que a medida “é fundamental” para a eficiência do Estado, para combater as desigualdades e assimetrias regionais, valorizar as ilhas e fazer com que todos os cabo-verdianos se sintam integrados no processo de desenvolvimento.

Para tal, Fernando Elísio Freire advogou que as políticas públicas governamentais, regionais e municipais devem estar orientadas para questões de determinadas ilhas que, ao seu ver, têm o turismo como uma actividade comum.

“Uma outra questão transversal e comum a todas as ilhas é o mar, sendo que é um sector fundamental para o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e com impacto positivo a nível das pescas, indústrias conserveiras, reparação naval, desporto náutico e para o desenvolvimento de centros de competências técnicas”, sublinhou.

Segundo Fernando Elísio Freire, o Governo está ciente de que é preciso manter-se focado nas questões essenciais e fazer de cada ilha do país um lugar de orgulho para todos os cabo-verdianos, assegurando que o executivo já tem pronto o estatuto especial e administrativo para a Cidade da Praia.

No entender do ministro, é preciso que a Praia tenha um estatuto para o reforço do poder da área de intervenção e do sentido de responsabilidade enquanto cidade capital de Cabo Verde.

Fernando Elísio Freire regozijou-se com o engajamento de todos os partidos com assento parlamentar que concordaram com a regionalização e descentralização, frisando que estão criadas as bases para um consenso a nível nacional sobre esta questão.

AV/CP

Inforpress/Fim