Departamento dos Projectos de Desenvolvimento da FIFA apresenta ao Governo plano da FIFA para Cabo Verde

Cidade da Praia, 01 Dez. (Inforpress) – O Governo regozijou-se esta tarde com a visita do director do Departamento dos Projectos de Desenvolvimento da FIFA, considerado que a reaproximação da instância que superintende o futebol mundial com Cabo Verde só traz vantagem para o país.

O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, fez estas afirmações após ter recebido Veron Omba, que também é responsável pelas Federações Africanas junto da FIFA, e que destacou o facto do Governo ter excelentes relações com a FCF, sem que, entretanto, interfira, mas com corporação institucional e leal muito forte.

Enumerou os “muito bons” investimentos da FIFA em Cabo Verde como o Centro de Estágio da Cidade da Praia e em São Vicente, e o da ilha do Sal, este em construção, asseverando que o Governo só poder estar satisfeito com o reforço das relações com a FIFA e pelo facto desta instituição mundial ver de novo Cabo Verde como um parceiro forte para generalizar a prática desportiva.

Do encontrou foi abordado o enquadramento que a Federação quer dar ao futebol e do engajamento do Governo no sentido de permitir à Federação e à FIFA desenvolver dois grandes projectos no país, que passam por uma competição a nível escolar de futebol e no desenvolvimento do futebol feminino.

Fernando Elísio Freire disse que o Governo também está muito interessado nesta competição, tendo em conta o feito que terá na formação de talentos e na formação de cidadão.

Ao representante da formação da FIFA, o Governo solidariza-se com o engajamento da instituição e da própria FCF, extensiva ao próprio Governo, no sentido de criarem todas as condições para que o Estádio Adérito Sena , em São Vicente, possa, “o mais rapidamente possível”, receber jogos da selecção nacional.

O governo assegura que a relva sintética deste municipal já está certificada pela FIFA e que resta ao estádio estar equipada com um conjunto de obras, balneários , segurança e acessibilidades, para o qual o Governo, atesta, vai trabalhar com a FCF, a Câmara Municipal e com a FIFA para a sua materialização.

Por seu lado, Veron Omba disse ter saído impressionado com a abertura do Governo para com o futebol cabo-verdiano, ao mesmo tempo que reforçou a aposta da FIFA no futebol de formação e feminino no arquipélago.

Aproveitou a oportunidade para enaltecer as qualidades da selecção nacional da modalidade, com o argumento de que existe grandes talentos por este mundo fora.

Já o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, que se fez acompanhar pelos vice-presidentes da sua direcção, explicou que Veron Omba veio inteirar-se do futebol cabo-verdiano e dos projectos que a FIFA desenvolveu no país e que esta visita ao executivo enquadra-se nas directrizes da FIFA no sentido das federações trabalharem sempre em sintonia com os governos.

Mário Semedo destacou o “engajamento total do Governo através do ministro do Desporto” e revelou que o encontro foi produtivo e que a FIFA mostra-se disposta em apoiar ,a 100 por cento, o futebol cabo-verdiano e afirma mesmo que em 2018 São Vicente vai receber os jogos da selecção nacional.

SR/JMV

Inforpress/Fim