Cronograma das obras do complexo turístico do ilhéu de Santa Maria está a ser cumprido – Coordenador nacional

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – O cronograma das obras do complexo turístico do ilhéu de Santa Maria, do magnata macaense David Chow, está a ser cumprido e a conclusão da primeira fase do projecto está previsto para 2020.

A garantia foi dada à Inforpress pelo coordenador da equipa multissectorial de acompanhamento, o arquitecto Alberto Melo, que desmentiu os rumores de que a construção do casino e o ‘resort’ no ilhéu de Santa Maria, que integram a segunda fase, “está dependente” dos rendimentos das infra-estruturas construídas na primeira fase.

“Não tem nada a ver. As obras serão realizadas em função do cronograma que temos dos trabalhos. Neste momento estamos na primeira fase e as obras decorrem normalmente. Dentro de pouco tempo teremos a ponte, que dá acesso ao ilhéu, finalizada. Concluída a primeira fase em 2020, de seguida iniciar-se-á uma segunda fase”, disse sem precisar o período para a conclusão da segunda fase.

Segundo adiantou, a primeira fase do projecto inclui praticamente todas as infra-estruturas na praia da Gamboa e a ponte de ligação ao ilhéu, uma marina e algumas infra-estruturas no ilhéu.

O complexo turístico do ilhéu de Santa Maria está orçado em mais de 250 milhões de euros, vai ocupar uma área de aproximadamente 153 mil metros quadrados.

Informações avançadas no mês de Junho pelo responsável da empresa que executa as obras davam conta que já estavam investidos 10 por cento (%) dos 250 milhões de dólares relativos ao custo do complexo turístico em apreço.

Na altura o projecto empregava 70 trabalhadores, dos quais 20 chineses e 50 cabo-verdianos, de acordo com a mesma fonte.

O Complexo Turístico do Ilhéu de Santa Maria terá um ‘resort’, um centro internacional de convenções, um centro cultural, incluindo um museu da escravatura, uma boutique-hotel, além de espaços verdes.

O ‘resort’ será ainda dotado de uma marina com clube náutico e capacidade para 20 a 30 embarcações.

A expectativa é que o Complexo Turístico Ilhéu de Santa Maria venha a gerar 2100 postos de trabalho directos e receber diariamente 12 mil pessoas nos sectores do comércio, lazer, desporto e cultura.

MJB/ZS

Inforpress/fim