CPLP: Estados-membros reúnem-se em Portugal para debater cooperação

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – Os delegados dos Estados-membros da CPLP encontram-se reunidos em Lisboa, Portugal, na XXXIV reunião de Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para reflectir e fortalecer o sector da cooperação, informou hoje a organização.

O encontro, que decorre de hoje a quinta-feira, na sede da organização, em Lisboa, tem como obejctivo a reflexão sobre as formas de actuação desta reunião estatutária, analisar a execução financeira do Fundo Especial da CPLP em 2016, no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação, e prestar informações sobre o actual estágio de execução dos projectos aprovados nas reuniões anteriores.

As unidades dos Estados-membros responsáveis pela cooperação na CPLP vão, igualmente, analisar as propostas de actividades e projectos relacionados com o plano de ética no desporto na CPLP, campanha juntos contra a fome e o IV congresso internacional de educação ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa.

Consta ainda da agenda do debate, projectos relacionados a “CPLP por um Mar Limpo” e a “Formação para a Inclusão Feminina – Projecto “É Hora”.

Durante o encontro, no seguimento da Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026), os pontos focais de cooperação vão ainda acompanhar as actividades e projectos em curso por dimensões sectoriais, para crescente articulação nacional com as tutelas ministeriais.

PC/CP

Inforpress/Fim