Inicio Sociedade Conversa aberta “A juventude na sociedade do consumo” encerra semana da juventude...

Conversa aberta “A juventude na sociedade do consumo” encerra semana da juventude na Praia

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – Uma conversa aberta com os jovens sobre o tema “A juventude na sociedade do consumo” realizada hoje no largo do Arquivo Histórico, marcou o encerramento da semana da juventude organizada pela Câmara Municipal da Praia.

Segundo a directora de juventude e desporto da Câmara Municipal da Praia (CMP), Zuleica Semedo, que organizou o evento, a escolha do tema deve-se ao facto de “vivermos numa sociedade onde os jovens consumem roupas, marcas, perfumes e substâncias ilícitas de forma exagerada”.

“Quisemos chamar atenção dos jovens para mostrá-los que o importante não é ter, mas sim ser. E este tema acaba por enquadrar-se no que estivemos a mostrar os jovens nesses dias de que há outras competências como o carácter e a personalidade que, apesar de não estarem nos certificados, são importantes para o mundo de hoje para tornar jovens empregáveis”, defendeu Zuleica Semedo.

O enceramento da Semana da Juventude também contou com um desfile de roupas customizadas, feitas por alguns jovens do grupo de 59 pessoas dos vários bairros da capital, que durante uma semana partilharam experiências e participaram na formação de customização de roupas.

“Estimulamos o aparecimento de novas artistas na área de customização de roupas. É de ressaltar que a formadora teve pela primeira vez um aluno. Isso é para mostrar que a customização é uma alternativa de emprego e uma área não só para meninas, mas também para rapazes”, enfatizou a directora da juventude da CMP pedindo aos participantes para aperfeiçoarem as competências que adquiriram nessa formação.

Zuleica Semedo, lembrou, por outro lado, que esta formação vai ao encontro do tema empregabilidade que foi o conceito central da Semana da Juventude. Isto porque, defendeu, hoje em dia a sociedade está muito competitiva e por isso há necessidade e de criar acções e programas capazes de ajustar os jovens ao mercado profissional.

CD/FP

Inforpress/Fim