Conselheiros do PAICV reunidos para analisar a situação política nacional

Cidade da Praia, 19 Mai (Inforpress) –  O Conselho Nacional do PAICV (oposição) reúne-se hoje e amanhã, na Cidade da Praia, para, entre outros assuntos, analisar a situação política nacional e “socializar” o projecto de Lei que cria as regiões administrativas.

No tocante à análise da situação política nacional, os conselheiros debruçar-se-ão sobre os dados do recente estudo do Afrobarómetro sobre a qualidade da Democracia e da Governação em Cabo Verde, relativos ao ano de 2017 e que aponta que 58% dos cabo-verdianos considera que Cabo Verde está a ser dirigido na “direcção errada”.

Segundo a nota de imprensa do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, durante a reunião do CN, “os ataques, de altos dirigentes do MpD, à classe jornalística, o fracasso do Plano governamental de Mitigação do Mau Ano Agrícola e o agravar do sentimento de insegurança, nomeadamente nas ilhas de forte vocação turística, Boa Vista e Sal” serão também objecto de análise e reflexão.

O PAICV entregou, recentemente, na Assembleia Nacional, a sua proposta sobre as regiões administrativas que, segundo os seus dirigentes, se enquadra numa ampla reforma do Estado e que passa pela redução das estruturas do Parlamento (com um máximo de 50 Deputados).

A proposta do PAICV preconiza igualmente a redução das estruturas do Governo e da Administração (directa, indirecta e autónoma), pela votação nominal dos deputados, em listas fechadas e não bloqueadas e pela limitação de mandatos para todos os titulares de cargos políticos.

LC/ZS

Inforpress/Fim