Comunicação Social vive contexto que assinala contributo da  AJOC na promoção da liberdade de imprensa – Carlos Santos

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – A Comunicação Social está a viver um contexto em que se pode assinalar o contributo que a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) pode dar na promoção da liberdade de imprensa em Cabo Verde.

A constatação  foi feita hoje,  em declarações à Inforpress, pelo presidente da AJOC, Carlos Santos, momentos antes de  uma conversa aberta com jornalistas  sobre o contributo da associação para a defesa e promoção da liberdade de imprensa em Cabo Verde, promovida  pela Rotary Clube da Praia

“Neste momento está em andamento o processo de revisão toda a legislação da comunicação social, os estatutos dos jornalistas e a revisão do contrato de concessão da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) e, pela primeira vez, da Inforpress”, indicou.

“É um contexto importante para assinalarmos o contributo que o sindicato dos jornalistas pode dar para a promoção da liberdade de imprensa em Cabo Verde”, frisou

Para Carlos Santos, a instituição tem dado esse contributo na promoção da liberdade de imprensa em Cabo Verde, ao defender o direito   dos jornalistas que, segundo ele, é também um direito do cidadão e que está constitucionalmente referenciado de acesso á informação.

E sobre esta iniciativa da Rotary Club da Praia, Carlos Santos disse que se trata de uma ONG que tem uma intervenção “social e solidária muito grande” na Cidade da Praia, e em todo o país, que propõe a discussão de um tema actual e sempre pertinente, “uma vez que há muitos desafios que se colocam à profissão de jornalistas”.

O Rotary Clube da Praia foi fundado a 01 de Abril de 1992, sendo seu presidente fundador o médico João Baptista Medina, que assumiu a condução dos destinos do clube à frente de um comité composto inicialmente por 13 membros.

Actualmente, o seu quadro social é composto por 42 membros, sendo dois a título honorário, nomeadamente, Pedro Verona Rodrigues Pires e José Maria Pereira Neves.

Os clubes rotários organizam-se em distritos e o Rotary Club da Praia integra o Distrito 9101 que cobre 10 países da sub-região da África Ocidental.

OM/AA

Inforpress/Fim