Comissão Mulher e Desporto promove conversa aberta sobre “Assédio no Desporto”

Cidade da Praia, 05 Dez. (Inforpress) – A Comissão Mulher e Desporto do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) promove na tarde desta quinta-feira uma conversa aberta, intitulada “Assédio no Desporto: Reflectir para Prevenir, Um olhar à luz da legislação”, no Centro de Estágio da FCF.

O evento enquadra-se nos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra meninas da ONU Mulheres, pelo que a oradora, Mara Dantas, procuradora da República, “irá abordar o tema à luz da legislação cabo-verdiana”.

Espera-se que venha a ser um debate aberto, no sentido de proporcionar subsídios para um tema, considerado de grande persistência e relevância.

“Uma das práticas nocivas que ocorre no desporto é o assédio, seja moral, seja sexual. Não sendo conhecido publicamente nenhum caso e não havendo estatísticas do assédio no desporto, é, ainda assim, necessário que se fale do tema considerado um “tabú” na nossa sociedade”, refere a nota da Comissão Mulher e Desporto.

A organização alerta que o desporto deve primar-se como uma “escola de vida”, de forma a contribuir para a formação de cidadãos imbuídos de valores humanos compatíveis com o progresso e qualidade social.

Nesta óptica, sublinha que a prática do desporto deve ser visto como um exemplo positivo para toda a sociedade cabo-verdiana e uma ferramenta para combater fenómenos de abusos, seja físico ou verbal, ou assédio de natureza moral ou sexual.

SR/ZS

Inforpress/Fim