Comércio externo: Preços dos produtos importados aumentaram 2,2% em Dezembro de 2017

Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) – Os preços dos produtos importados aumentaram 2,2 por cento (%) em Dezembro de 2017, valor inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, conforme o Índice de Preços do Comércio Externo, divulgado pelo INE.

Segundo o documento, em Dezembro último, o índice do preço da importação situou-se em 87,9%, um aumento de 2,2% relativamente ao mês anterior, tendo os índices subjacentes e volátil registado o acréscimo de 0,8% e 6,0% respectivamente, face ao mês de Novembro de 2017.

De acordo com os dados, as categorias que mais contribuíram para a subida dos preços de importação foram os bens de consumo (7,7%) devido, sobretudo, ao aumento dos preços de produtos alimentares transformados, seguido dos bens intermediários (7,3%), justificado com o aumento dos preços dos produtos transformados para as construções e peças para material de transportes.

Os bens de capital onde se inscrevem as máquinas foi outra categoria que contribuiu para o aumento dos preços da importação (4,5%). Entretanto, essa subida foi atenuada pela redução dos preços dos combustíveis (-5,5%).

Comparativamente com o mês de Dezembro de 2017, a variação foi na ordem dos 8,2%.

Em relação à exportação, o índice de preços situou-se em 70,7% correspondendo a um acréscimo de 1,5% face ao mês anterior. Já o índice subjacente registou um acréscimo de 1,6% face ao mês anterior, enquanto que o índice volátil na exportação diminuiu 1,7% face ao mês de Novembro de 2017.

A variação homóloga nos preços da exportação registada no último mês de 2017 situou-se em 14,9%.

Já o índice e termos de troca registou uma variação mensal -0,8%, valor superior em 0,5 p.p. face ao registado no mês anterior, mas, em termos homólogos, o índice situou-se 80,4% com uma variação positiva de 6,2%.

MJB/CP

Inforpress/fim