Colmeia prepara conferência nacional sobre políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – A Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais (Colmeia) vai promover a 29 de Outubro, na Cidade da Praia, uma conferência nacional sobre políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.

O projecto e os objectivos desta conferência foram apresentados hoje ao Governo durante um encontro da presidente Colmeia, Isabel Moniz, com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, tendo a representante da Colmeia afirmado em declarações à Inforpress que “houve abertura do Governo que prometeu uma resposta brevemente”.

“O ministro das Finanças nos prometeu que irá concertar com os ministérios como Saúde e Educação para depois nos dar uma resposta sobre qual seria a participação do ministério que tutela, nesta conferência”, disse Isabel Moniz realçando, por outro lado, que contam também com o apoio do primeiro-ministro que lhes garantiu “a sua envolvência no encontro”.

A nossa intenção em solicitar o apoio do Governo visa que “todos juntos possamos debater as políticas públicas como resposta para as pessoas com deficiência”.

Neste encontro de hoje com Olavo Correia, a presidente da Colmeia fez-se acompanhar do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Mariano Castellon, entidade que tem vindo a apoiar as iniciativas da associação.

A Colmeia é uma associação que trabalha com famílias de crianças que lidam com patologias de dificuldades específicas de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, transtornos especifico de linguagem), deficiências sensoriais (auditiva e visual), deficiências intelectuais (síndrome de Down), Aatas habilidades intelectuais e sobredotados; transtorno por défice de atenção com ou sem hiperactividade (TDAH); deficiência física- motora, paralisia cerebral, transtornos de espectro autista (TEA), transtorno global de desenvolvimento, deficiência múltipla e microcefalia.

PC/FP

Inforpress/Fim