Citi-Habitat promove encontro para mostrar o contributo do desenvolvimento local na implementação dos ODS

 

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – O presidente do Citi-Habitat, Jacinto Santos, disse hoje que a instituição tenciona, em parceria com alguns parceiros internacionais e africanos, mostrar numa perspectiva africana o contributo do desenvolvimento local, na implementação dos ODS, através de um seminário internacional.

Jacinto Santos mostrou o interesse da instituição hoje em conferência de imprensa na Cidade da Praia, para anunciar a data do Seminário Internacional sobre o Papel da Economia Social e Solidária na implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que terá lugar nos dias 20, 21 e 22 do corrente mês, na capital do país.

“A Citi-Habitat tomou a iniciativa, no sentido da organização de um evento genuíno da sociedade civil, para numa perspectiva regional, africana e sul-sul, dar um contributo sobre como o desenvolvimento económico local poderá acontecer e criar um quadro referencial teórico e prático para a implementação dos ODS”, explicou.

Este responsável adiantou ainda que o evento “não se enquadra” no formato simpósio nem congresso, mas sim num ateliê, ou seja, a ideia é produzir um conjunto de instrumentos para serem debatidos e partilhados no IV Fórum Mundial, em Outubro, na Cidade da Praia.

Segundo a fonte, pretende-se ainda com os três dias do seminário elaborar um documento de posição que possa reflectir a visão africana e sul-sul na implementação dos objectivos da ODS e para a sua concretização, o ateliê será dividido em quatro eixos.

Construção de um quadro referencial, conceitual e operacional para uma relação durável entre a Economia Social e Solidário (ESS) e o Del, Cooperação Sul-Sul e triagem no reforço do papel da ESS na implementação dos ODS, reforços das redes de ESSD dos países lusófonos e trabalhar na visão pan-africana na implementação do ODS, constituem os temas que serão analisados no seminário.

Jacinto Santos apontou ainda como objectivos principais desta acção definir um quadro de referência conceitual de operacionalização por relação mais eficaz e durável entre a ESS, no quadro da implementação dos ODS, bases para um processo de fomento de cooperação sul-sul e triangular, com vista ao reforço do papel da ESS, entre outros.

A reunião, que se enquadra nos trabalhos preparatórios do IV Fórum Mundial Del, terá, de acordo com a sua organização, participantes e convidados na óptica da construção de um quadro de actores diversos e característicos de fenómeno da ESS, associativismo e a inter-relação com as autoridades locais.

Vão estar presentes ainda académicos e investigadores das três universidades africanas como Mohamed V-Rabet, Ouga II e Cheik Anta Diop de Dakar, das instituições de ensino nacionais vão estar quatro universidades: Universidade de Cabo Verde, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Universidade de Santiago e Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.

AF/ZS

Inforpress/Fim