Cindy Monteiro participa na edição 2018 da Moda Madeira com a colecção “Dmeu”

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – A estilista cabo-verdiana Cindy Monteiro participa com a colecção “Dmeu” na edição 2018 da Moda Madeira, em Portugal, nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro.

A convite da Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM), Cindy Monteiro vai partilhar a passarela com vários estilistas de Portugal, Canárias e Espanha, num evento organizado pela associação para celebrar os 600 anos da descoberta da ilha da Madeira.

Em declarações à Inforpress, a designer de moda disse que é com “grande satisfação” que aceitou fazer parte desta celebração e promete surpreender o público com a sua colecção.

“É uma honra fazer parte da comemoração dos 600 anos da história da ilha da Madeira, por isso, neste momento, estamos a concluir os detalhes. A colecção que vai ser apresentada já foi exibida em Paris e Nova Iorque e, digamos que vamos levar várias peças e num formato de desfile diferente de modo que possam encontrar alguma surpresa e algo diferente”, disse.

A colecção “Dmeu” segue o conceito da “berdiana” (mulher cabo-verdiana), e retrata a natureza, isto é, o mar, o sol, a areia e a conjugação das cores e da vivência a beira-mar, informou.

As peças, que serão apresentadas nas passarelas da Madeira, são feitas com costuras naturais e protectoras do ambiente.

Esta jovem de 28 anos vai aproveitar a sua participação para conhecer as experiências dos outros estilistas, pois a sua ambição é estabelecer-se nesta área e continuar a crescer e a desenvolver “coisas boas” para ajudar no desenvolvimento do país.

Paralelamente ao desfile da Madeira, Cindy Monteiro já está a trabalhar numa nova colecção que vai seguir os mesmos ideais que é a força da mulher cabo-verdiana e o cuidado com a natureza.

Formada em Comunicação e Imagem, esta jovem, que desde sempre teve uma paixão pela arte, iniciou a sua carreira na moda “meio a brincar”, mas hoje é uma designer reconhecida e que já desenhou modelos para a primeira-dama, Lígia Fonseca, para as artistas Lura e Solange Cesarovna, entre outras.

Como forma de encorajar os jovens a levar esta profissão mais a sério e não como um passatempo, Cindy Monteiro aconselha-os a não desistirem dos seus sonhos e acreditarem que é possível consagrarem neste mercado.

“Hoje em dia existem muito mais portas para ajuda-los a realizar os seus sonhos. Cá em Cabo Verde, já existem escolas que podem transmitir uma base mais sólida do que na minha época e que pode ajuda-los a desenvolverem o próprio talento natural”, encorajou-os.

Em 2017, Cindy Monteiro realizou um dos seus sonhos que é de pisar os palcos da New York Fashion Week, nos Estados Unidos, onde apresentou a colecção “Dmeu”.

Segundo o “site” da Associação de Jovens Empresários da Madeira, o projecto “Moda Madeira” visa a realização de um evento multidisciplinar de moda, alargando no tempo, no espaço e no conjunto de intervenções a desenvolver.

A realização deste certame com esta “envergadura e características, sublinha, dotará a região de um conjunto de eventos e iniciativas ligadas à moda e construirá mais uma chancela com capacidade para causar forte e prologado impacto regional, nacional e internacional”.

Ao longo das seis edições já realizadas, a Moda Madeira contou com a presença de todos os estilistas da região, e com estilistas de primeira linha a nível de Portugal, como José António Tenente, Ana Salazar, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Filipe Faísca, Story Taylors, entre outros.

AM/CP
Inforpress/Fim