sarıyer haberleri">

Cidade da Praia promove “Noite Verde” para exibir cultura cabo-verdiana aos participantes no IV Fórum Local

 

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia vai proporcionar aos praienses e participantes no IV Fórum Mundial sobre Desenvolvimento Económico Local uma “Noite Verde” (Green Night), onde os visitantes poderão apreciar todas as vertentes da cultura cabo-verdiana.

A afirmação é do Vereador da Cultura, António Lopes da Silva, em declarações à imprensa, quando apresentava o programa do evento que irá acontecer no dia 18, data em que, também, se assinala em Cabo Verde, o Dia Nacional da Cultura, em homenagem ao nascimento do Poeta Eugénio Tavares.

“Vai ser um grande espectáculo, muito parecido com a Noite Branca, mas em menor dimensão. A Noite Verde tem como objectivo mostrar aos dois mil participantes de diversos países, a diversidade das actividades culturais que temos na Cidade da Praia”, disse.

O evento, a decorrer no centro histórico da cidade, com várias actividades espalhadas pelas ruas, vai começar às 16:00, na rua Pedonal, com actuação de banda 4teto e grupo de dança Marina Vaz.

As 17:00, no mesmo local, está prevista a realização de “Roda Batuku”, com grupos de Batuku da Praia, Safende Toda Hora, Boa Nova, Mondon, Flor di Rabenta, Nova Alegria, São Filipe Apostolo e Tradison di Terra. À mesma a hora vai acontecer desfiles de tabanka e kola san jon.

As ruas do Platô, informou o vereador, vão ser transformadas num grande palco de cultura, sendo que a mais importante será montada em Ponta Belém, para receber música tradicional, com actuação de Rabeca de Júlio e Banda Vulcão, Jovens de Ponta Belém, Zeca Pá e Filho, Maruca e Julinho, e Gaby Baessa.

Outra novidade do dia será, segundo António Lopes da Silva, na Praça Alexandre Albuquerque, onde acontece a Praça Criativa, e no pátio do Paços do Concelho, que acolherá a Casa das Artes.

O Palácio da Cultura Ildo Lobo, sublinhou, vai acolher “Fashion Local”, com apresentação de performances e desfiles de trajes tradicionais.

No que respeita a música, indicou que a rua pedonal, pelas ás 20;00, irá acolher Palco Jovem com música e dança, praticadas pelos jovens desta cidade. Na Pracinha da Escola Grande, a partir das 20:00, haverá o palco da música cabo-verdiana, com actuação de Kaku Alves, Nho Nany, Bulimundo e Tubarões.

Para a realização do evento, de acordo com a organização, a Câmara Municipal conta com um orçamento de 2.200 contos.

PC/JMV

Inforpress/fim

Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon