Chineses celebraram na Cidade da Praia o ano do Cão augurando mais tolerância, amizade e prosperidade em 2018

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – A Empresa Chinesa Longxin Construcion Group (LXCG) comemorou hoje, na Cidade da Praia, em parceria com a Associação de Amizade China Cabo Verde (AMICACHI), a chegada do Ano Novo Chinês, que este ano se vincula pelo símbolo do Cão.

A cerimónia, que teve lugar no novo Campus da UNI-CV em Palmarejo Grande, contou com a presença do embaixador da China no arquipélago, Du Xiaocong , representantes da empresa chinesa LXCG que opera em Cabo Verde, a equipa médica chinesa, representantes das instituições publicas e privadas.

Na ocasião, o embaixador Du Xiaocong saudou os chineses, desejando-lhes uma vida próspera, muita saúde e trabalho para todos no ano que começa no próximo dia 16 de Fevereiro, tendo augurado também votos e desejos de que a amizade entre os povos da China e de Cabo Verde seja aprofundada e ampliada, assim como a cooperação bilateral entre os dois países.

Por sua vez, o represente da LXCG, Shi Jinyuan, explicou que o acto em apreço representa um estímulo para os trabalhadores chineses que estão em Cabo Verde a trabalhar, longe dos familiares.

“Essa cerimónia visa apresentar a nossa imagem em Cabo Verde e proporcionar um ambiente de festa aos que estão longe do país”, disse.

Para o presidente da Associação de Amizade Cabo Verde – China (AMICACHI), José Correia, esta efeméride é um momento “histórico” que será assinalado tanto na Cidade da Praia como no Mindelo.

Conforme indicou José Correia, na próxima sexta-feira, 16, o dia em que se comemora oficialmente o Ano Novo na China, a AMICACHI vai efectuar na Praça Nova, em São Vicente, a abertura da semana cultura chinesa, seguindo-se depois com consultas médicas gratuitas.

Na Cidade da Praia, prevê-se a realização de um show cultural Cabo Verde/China no Auditório Nacional, além de exposições e palestras.

Conforme reza a mitologia chinesa, o cão é um animal que merece confiança por ser um animal que começou a viver com os homens desde muito cedo. Por isso, estima-se que as pessoas abrangidas por este digno chines são pessoas que trabalham com rigor, pessoas responsáveis, firmes, e que levam os projectos até ao fim.

Assim como outras culturas, o Ano Novo chinês incorpora elementos com profundos significados e, neste caso, consideram que o perfil do Cão também fará com que nesse novo ano todos sejam um pouco mais tolerantes, solidários e pensem bastante no próximo.

O novo ano chinês terá início no dia 16 de Fevereiro de 2018 e terminará em 5 de Fevereiro de 2019.

 

PC/FP

Infropress/Fim