Centro de Abrigo para animais da Ilha da Boa Vista vai ser inaugurado ainda este mês

 

Sal Rei, 17 Jan (Inforpress) – O Centro de Abrigo para Animais da Ilha da Boa Vista vai ser inaugurado ainda neste mês de Janeiro, anunciou o edil boa-vistense, José Luís Santos, depois de uma visita efectuada esta segunda-feira, 15, àquele empreendimento.

Durante a visita, José Luís Santos referiu que a construção do centro resulta de uma parceria público-privada com um casal suíço e que vai contribuir para resolver a problemática dos animais à solta, principalmente os cães vadios que andam a dizimar o gado caprino na ilha.

Acrescentou que também vai colaborar para salvaguardar as condições de vida dos animais e a defesa da saúde pública, do meio ambiente, adotando medidas de vigilância epidemiológica e de profilaxia médico-sanitária.

“Os animais capturados pelos serviços municipais serão alojados e tratados em condições muito dignas, pois o Centro conta com várias valências, nomeadamente, salas de atendimento aos animais, bloco operatório, máquinas de radiografia, electrocardiograma, de entre outras, condições que poucos hospitais possuem em Cabo Verde”, informou José Luís Santos.

Contudo, antes da entrada em funcionamento do edifício e da recolha dos animais abandonados, a autarquia vai comunicar, com antecedência, para que os donos possam acomodar os seus animais de estimação evitando assim a sua captura.

“A partir do anúncio público, os animais capturados na rua serão presos e conduzidos ao referido Centro”, realçou o edil.

OM/JMV
Inforpress/Fim