Inicio Politica CEMFA faz balanço positivo das actividades admitindo, no entanto, “insuficiências” por falta...

CEMFA faz balanço positivo das actividades admitindo, no entanto, “insuficiências” por falta de financiamento

Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) – O Chefe do Estado-Maior, o Major General das Forças Armadas (CEMFA), Anildo Morais fez hoje um balanço positivo das actividades das Forças Armadas no país, reconhecendo mesmo assim que ainda persistem “insuficiências” devido a falta de financiamento.

Anildo Morais fez essas considerações em declarações à imprensa à saída da audiência que manteve com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com quem abordou e fez um ponto de situação de assuntos de natureza militar, segurança e defesa.

“As forças armadas estão bem, e nesses dois anos à frente da instituição já realizamos um balanço com todos os comandos e o resultado é francamente positivo, apesar de ainda persistirem algumas insuficiências”, disse.

Segundo o Major General das Forças Armadas, é de conhecimento público que o orçamento disponibilizado às FA não é suficiente, apesar de algumas melhorias a nível dos recursos financeiros.

Por isso, sublinhou que é preciso “mais dinheiro” para uma melhor fiscalização marítima que tem custos elevados, para a manutenção dos meios navais e aéreos, bem como o funcionamento das unidades militares.

“Mesmo com essas insuficiências temos vindo a fazer uma gestão muito rigorosa dos recursos postos à nossa disposição, o que tem feito com que os resultados sejam positivos”, asseverou, avançando que seria desejável que no próximo Orçamento do Estado houvesse um aumento para as FA.

Conforme afirmou Anildo Morais, apesar das dificuldades financeiras o nível de empenhamento dos militares é “satisfatório”, e prova disso são as missões que as FA têm desempenhado.

De acordo com este responsável, a mais recente missão das Forças Armadas à ilha de Santo Antão, a quando do incêndio florestal é um dos exemplos do que vêm fazendo no país.

PC/FP

Inforpress/Fim