Católicos da ilha de Santiago celebram 462 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Graça

 

Cidade da Praia, 15 Ago (Inforpress) – Católicos da ilha de Santiago celebram hoje os 462 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, dedicada a Maria Senhora das Graças mãe da divina graça e rainha de todas as graças.

Em declarações à Inforpress, o pároco de Nossa Senhora da Graça, padre António Ferreira, explicou que a mensagem de hoje irá centra-se em Maria “Senhora das Graças”, e deve ser entendido sob dois aspectos, ou seja, Maria santíssima que é aquela que traz a graça por excelência, isto é o seu filho Jesus, e Maria rainha de todas as graças, ou seja, aquela que interceda por nós junto de deus faz com que ele nos conceda todas as graças na teologia católica.

Segundo o pároco, a missa será celebrada ainda sobre três dimensões, a primeira a 15 de Agosto como festa de assunção de nossa senhora, “dogma que Maria depois da sua durmição foi elevada ao céu” em corpo e alma.

“A segunda dimensão da festa de Nossa Senhora da Graça, tem a ver com a celebração dos 462 anos de paróquia e da cidade da Praia, e a terceira com a comemoração do 8º aniversário da entrada solene de Dom Arlindo Furtado como Bispo da Diocese de Santiago”, revelou padre Ima, como é mais conhecido, frisando que esta tripla dimensão deve ser celebra por todos os cristãos.

Entretanto, apelou a todos a não serem “muitos orgulhosos nem auto-suficientes” junto dos outros no quotidiano e na própria existência pessoal e que contem sempre com a graça de Deus, porque sem a vida de Deus “serão órfãos e sozinhos”.

Tendo em conta que Nossa Senhora da Graça é a festa da cidade, tem estado a crescer com a participação de cristãos de outras paróquias, assegurou que nos últimos dois anos foi retomada a missa no período da manhã para que as pessoas possam celebrar tranquilamente.

“A nossa preocupação é criar condições para acolhermos pessoas para estarem comodamente a participar activamente e conscientemente e levarem um sentido para as respectivas vidas”, reconheceu, assegurando que é um desafio para a paróquia e para isso estão a trabalhar com a Câmara Municipal da Praia, Protecção Civil, Polícia Nacional, Cruz Vermelha e hospital, e com os grupos da Igreja.

Para comemorar os 462 anos da criação da Paroquia de Nossa Senhora da Graça foi promovida um leque de actividades como peregrinação da imagem da “Virgem Peregrina”, que percorreu as três comunidades da paróquia, uma conferência sob tema “Maria mulher do seu povo do seu tempo” e uma noite cabo-verdiana como forma de reunir as famílias para um convívio.

O ponto alto da festa acontece hoje com a realização de uma missa na manhã de hoje, às 10:30, e outra à tarde, seguida da procissão prevista para as 16:00.

AV/AA

Inforpress/Fim