Católicos celebram dia de Nossa Senhora da Graça e 463 anos de criação da Paróquia

Cidade da Praia, 15 Ago (Inforpress) – A comunidade católica da ilha de Santiago celebra hoje o dia Nossa Senhora da Graça e os 463 anos de criação da Paróquia, que detém o mesmo nome, com uma procissão e missa solene para assinalar.

Em declarações à Inforpress, o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Graça, António Ferreira (padre Ima), afirmou que a festa da Padroeira da Paróquia de Nossa Senhora da Graça está a ser preparada há muito tempo, na qual destaca-se a realização de torneios de futebol, reflexões, jornadas e show marianas, vigilas e momentos de oração.

Hoje haverá uma missa às 10:30, mas ponto forte da festa será a procissão às 16:00, seguida de uma outra missa.

“Esta missa é o ponto alto das nossas celebrações. O 15 de Agosto é feriado nacional porque celebra-se a festa da assunção de Maria. Quer dizer que Maria, depois da sua peregrinação na terra, foi levada ao céu em corpo e alma. É uma festa também a nível universal, porque toda a igreja celebra esta data marcante para nós”, explicou Padre Ima.

A missa solene será presidida pelo padre José Constantina Bento, vigário e coordenador das paróquias de Santiago Sul e Maio, que vai partilhar com os fiéis uma mensagem que reflecte o curso de vida da Virgem Maria na Terra.

“Será um apelo para que todos oiçam o pedido que Maria fez nas bordas do Monte Sion em que convida a todos os cristãos, a todos os homens de boa vontade a seguirem as palavras de Jesus. Ela foi a primeira a obedecer a Deus e sabe que fazendo isso os homens jamais se enganarão”, concretizou o sacerdote.

Conforme o padre Constantina, a festa de Nossa Senhora da Graça é uma das maiores solenidades disciplinadas pela Igreja Católica que determina a forma como a celebração dever ser feita.

E as diretrizes, afirmou o padre Constantina, é incentivar as pessoas “a encontrarem o seu caminho e ter persistência apesar das dificuldades encontradas ao longo do percurso.”

CD/CP

Inforpress/Fim