Câmara Municipal ministra conhecimento financeiro a mulheres desempregadas que pretendem criar o seu próprio negócio

 

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – Cerca de 60 mulheres de diversos bairros do concelho da Praia receberam hoje, da Câmara Municipal um diploma que as considera aptas a trabalhar com profissionalismo no ramo de negócios e serem “boas empreendedoras”.

A formação designada “Autonomia financeira”, que durou três meses, foi considerada pela responsável do projecto, Jairsa do Rosário, “uma forma de incutir nas mulheres conhecimentos para a gestão dos seus próprios negócios”.

“A formação serviu para dota-las das formas modernas de prática do empreendedorismo sustentável, como iniciar o comércio e como gerir os ganhos. Nesta formação foram trabalhados os módulos de gestão de pequenos negócios e de nutrição”, disse Jairsa do Rosário.

Para a vereadora da Acção Social, Género, Educação Pré-escolar e Habitação, Ednalva Fernandes Cardoso, o obejctivo da autarquia da Praia é dotar as mulheres de competências técnicas e sociais para que possam gerir os seus próprios negócios.

Entretanto, abordadas pela reportagem da Inforpress, as participantes do curso consideraram “importante” esta acção de formação, porquanto, admitem que o “empreendedorismo feminino” também pode ser um aliado relevante no combate à violência de gênero.

“Mulheres que geram renda têm mais possibilidades de abandonar seus agressores, de prosperar na vida e de ter a sua independência financeira”, disse Joseila Moreira, moradora no bairro de Bela Vista.

Zamy Fonseca, outra participante do mesmo curso, também partilha o mesmo sentimento, sublinhando que sempre teve vontade de ter um negócio próprio, pelo que, com esta oportunidade, “decidiu mudar o rumo da vida”, enfatizou.

“Comecei agora, mas tenho expectativa de continuar a crescer”, disse orgulhosa da sua aprendizagem em matéria de negócio.

A Câmara Municipal da Praia através da Direcção de Ação social, Género, Educação Pré-escolar e Habitação realizou, num período de 3 meses a formação “Autonomia financeira” destinada à mulheres chefes de famílias de vários bairros da Cidade da Praia.

O projecto ora concluído pela Câmara Municipal da Praia através da Direcção de Ação social, Género, Educação Pré-escolar e Habitação, teve a duração de 3 meses, colocando o foco na autonomia financeira das mulheres, ao todo 66 chefes de famílias de vários bairros da Cidade da Praia.

Nesta primeira fase, teve como objetivo promover o empoderamento económico das mulheres com baixo nível de escolaridade, que estão no desemprego, mas interessadas em criar o seu próprio emprego.

PC/FP

Inforpress/Fim