Inicio Desporto Câmara Municipal de Santa Cruz arranca com 1ª semana de férias desportivas...

Câmara Municipal de Santa Cruz arranca com 1ª semana de férias desportivas Verão 2018

Pedra Badejo, 21 Agos (Inforpress) – A câmara municipal de Santa Cruz arranca hoje  com a 1ª semana da  II edição de férias desportivas de Verão sob o lema “educar para cidadania”, para crianças e adolescentes de 5 aos 16 anos de idade.

O director do Desporto da autarquia, Edmilson Tavares, disse que o objectivo da semana é ocupar crianças e adolescentes com várias actividades de carácter social, educativa e cultural e, também, promover o trabalho e a aprendizagem colaborativa e permitir às crianças aquisição de novos saberes comportamentais, através do desporto.

Segundo o responsável, este ano contam com participação de cerca de 150 crianças e adolescestes e de 30 crianças do Instituto Cabo-verdiano de Crianças e Adolescentes (ICCA) e, por isso, estão “satisfeitos e contentes ” com o número de participantes.

Acrescentou ainda que durante a semana irão acontecer várias actividades como olimpíada de praia, novo método de ensino através de desporto, com prioridades para a educação moral e cívica, educação plástica, matemática, geografia e actividades tradicionais tais como “canequinha” e “tacada”, dentre outros que com o passar dos anos vêm perdendo a sua prática.

Frisou que as crianças e adolescentes também vão participar no concurso de desenho e redacção cujo tema é “a vida marinha”.

Segundo o director do Desporto a câmara encontra-se a trabalhar por faixa etária e cada grupo terá a sua modalidade como kids atléticos, jogos de “canequinha” e psicomotricidade infantil.

Salientou que essas crianças vão ter oportunidades de conhecer histórias dos Rabelados de Porto Madeira, um pouco sobre a Educação Ambiental e, principalmente, a vida marinha.

De uma forma geral, espera-se que, com esta iniciativa, os participantes passem a valorizar mais a educação física, visto que esta “ajuda muito” na aprendizagem das outras áreas disciplinares, “mais interesse” pelas questões ligadas a cidadania, o desenvolvimento do espírito criativo e estimular a diversão e o convívio, destacou Edmilson Tavares.

A primeira semana de férias desportivas Verão 2018, que iniciou hoje, vai também acontecer em outras localidades como Achada Laja, Cancelo, Achada Bel Bel e Renque Purga, e terminar em Achada fazenda.

CL/AA

Inforpress/Fim