Câmara Municipal da Praia promove semana da juventude com foco na empregabilidade dos jovens

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através da Direção da Juventude e Desporto promove a partir de hoje até sábado, 08, mais uma edição da Semana de Juventude, tendo como foco a empregabilidade e a inserção socioprofissional dos jovens.

Segundo a directora da Juventude e Desporto, Zuleica Semedo, é pretensão da edilidade praiense apresentar aos jovens uma variedade de actividades que se enquadram no tema, a fim de promover uma maior integração e participação dos mesmos no desenvolvimento do município.

“Como sabem temos, neste momento, um mercado muito competitivo e veloz, onde as exigências pela qualificação são cada vez maiores. Então a intenção é preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho”, explicou a responsável.

Zuleica Semedo adiantou que esta edição da Semana da Juventude vai debruçar sobre quatro itens, nomeadamente os ateliês, “que são espaços destinados à informação e orientação sobre a empregabilidade como técnica de procura de emprego e orientação profissional”.

Outros itens incluem feiras temáticas com exposição de talentos criativos, exposição das emoções, mostra de ofertas formativas profissionais, e actividades culturais.

“Nós queremos mostrar aos jovens que não é necessário apenas ser empreendedor no negócio, mas sim ser-se empreendedor na vida” sustentou.

Em relação às actividades culturais, destaque para o “palco criativo” que a cada contará com a apresentação de uma associação comunitária em diversas áreas artísticas como o teatro, a música, a dança entre outras.

Na realização desse evento a Câmara Municipal da Praia conta com as parceiras do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), escolas profissionais sedeadas na Cidade da Praia e a Associação de Jovens Empresários (AJEC).

A Semana da Juventude que tem como lema “Por uma juventude empregável” acontece no momento em que edilidade praiense tem aberto o concurso para atribuição de bolsas para a formação profissional nas áreas de panificação e culinária, línguas, canalização e outras.

O concurso que arrancou no dia 31 de Agosto estará aberto até 15 de Setembro, podendo participar jovens residentes na Cidade da Praia, com idade compreendida entre os 16 e 35 anos, e que estejam desempregados.

MJB/FP

Inforpress/fim