Câmara e Governo analisam possibilidade de realização de “grandes eventos desportivos” na ilha do Maio

Porto Inglês, 08 Jul (Inforpress) – A  Câmara Municipal do Maio, em parceira com o Ministério do Desporto, perspectiva a realização no próximo ano de “grandes eventos desportivos” na ilha, como forma de se aproveitar as “potencialidades existentes”.

Segundo o presidente da autarquia maiense, Miguel Rosa, durante a visita recente do ministro do Desporto,   Fernando Elísio Freire, ao Maio, ficou assente que a ilha poderá vir a acolher no próximo ano a realização de grandes eventos desportivos, sem, no entanto, especificar as modalidades.

“Discutimos várias questões, desde o problema do mau ano agrícola, do programa de mitigação, bem como as questões do desporto na ilha e várias outras questões, entre elas a realização de alguns eventos para o próximo ano, e nós acreditamos que vão ter palco aqui na ilha “, reforçou o autarca.

Miguel Rosa avançou ainda que o Governo, através do ministro do Desporto, mostrou-se disponível em ajudar a edilidade maiense na conclusão das obras do estádio municipal, que conforme avançou já receberam um montante inicial de três mil contos para o arranque dos trabalhos, cujo montante total ronda os 45 mil contos.

“A prioridade neste momento é a conclusão do estádio municipal, depois disso teremos a construção de mais dois campos relvados de treino, sendo um na vila do Barreiro e outro na vila da Calheta”, lançou o autarca, precisando que as obras vão arrancar no próximo ano. “Depois disso teremos o início da construção do pavilhão na cidade do Porto Inglês”, precisou.

Miguel Rosa disse ainda que caso não fosse o mau ano agrícola que o país está a atravessar, a ilha do Maio estaria a conhecer o momento “mais interessante da sua história recente”.

Mesmo assim garantiu que daqui a três anos a ilha será “uma referência” a nível nacional ou terá um “modelo de referência”.

O ministro do Desporto considerou, por seu lado, que o Governo está empenhado em ajudar a autarquia na conclusão do estádio municipal, uma forma, ajuntou, de “dar vazão a uma das reivindicações” dos atletas e dirigentes desportivos na ilha.

“Há uma intenção da câmara em realizar um evento desportivo na ilha, parece-me que é o campeonato nacional de praia e a gala do desporto, que anualmente fazemos em uma das ilhas, e há uma comissão que recebe manifestações de interesse, e  o Governo  está disposto a receber a manifestação de interesse da  ilha do Maio”, conclui.

WN/AA

Inforpress/Fim