Câmara de Tarrafal realiza feira de saúde para alertar sobre cuidados com alimentação na prevenção do cancro

Tarrafal, 01 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de Tarrafal promoveu hoje uma feira de saúde, no Centro de Artesanato e Cultura, momento aproveitado para chamadas de atenção sobre os maus hábitos alimentares como um dos factores para o desenvolvimento do cancro.

Em declarações à Inforpress, a vereadora do Desenvolvimento Social, Eva Lopes, disse que o evento, organizado em parceria com a empresa Flor de Babosa, tem como objectivo promover a saúde numa óptica preventiva, com foco no cancro, uma doença que com “muita prevalência” na sociedade.

Por isso, a autarca avançou que durante a feira haverá palestra aberta com vários profissionais da área de saúde sobre importância da saúde bocal e as doenças oncológicas existentes, perspectiva clínica dos novos casos de cancro em Cabo Verde, saúde mental como uma das armas para obter o sucesso no tratamento do cancro, a fisioterapia, ou seja, meditação e massagem, como uma das alternativas para lidar com o diagnostico/tratamento.

E ainda sobre a importância do apoio da família no diagnóstico e no tratamento da doença, as consequências de uma alimentação desequilibrada e os avanços da investigação no tratamento do cancro de mama.

Segundo a mesma fonte, a feira vai contar ainda com a presença da presidente da Associação Diva’s, Dilva Marques, que vai dar o seu testemunho sobre a forma como encarou o diagnóstico e o tratamento do cancro da mama.

Haverá ainda uma tenda para rastreio de glicemia, pressão arterial e o índice de massa corporal, em que as pessoas que tiverem valores de glicemia/tensão arterial acima ou abaixo do normal serão encaminhados para atendimento médico no local.

Tendo em conta que a edilidade entende que a saúde deve ser trabalhada na lógica da prevenção, Eva Lopes disse que vão levar a mesma iniciativa a outros pontos do concelho e, assim, informar, sensibilizar, orientar e capacitar as pessoas para um estilo de vida que os levem a ter mais saúde.

Paralelamente ao evento vai haver exposição de produtos bio-cosméticos da Flor de Babosa, artes cerâmicas e culinária, com comidas à bases de milho e doces tradicionais.

FM/AA

Inforpress/Fim