Inicio Economia Câmara de Comércio de Sotavento pretende trazer todos os seus serviços e...

Câmara de Comércio de Sotavento pretende trazer todos os seus serviços e actividades para a região de Santiago Norte

Assomada, 11 Jun (Inforpress) – A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) propõe instalar proximamente na região de Santiago Norte, todos os seus serviços e actividades, disse hoje à Inforpress o secretário-geral da instituição, José Luís Neves.

José Luís Neves que falava à margem de uma formação em gestão de armazém destinado aos empresários de toda esta região, que decorre em Assomada até sexta-feira, lembrou que esse processo se iniciou em 2016 com a abertura de uma delegação para região Norte, que de momento tem à disposição da classe empresarial o serviço de licenciamento comercial.

Conforme explicou, neste momento, na delegação da CCISS de Santiago Norte com sede em Assomada, Santa Catarina, estão ainda alojados os serviços das câmaras municipais, da Casa do Cidadão e do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial – Pró Empresa

Missões empresariais e feiras empresariais ao exterior e Centro de Arbitragem e Mediação de Conflitos, são as actividades e serviços que pretendem trazer para esta região nos próximos tempos, com intuito de marcar uma presença “forte” e estar mais perto dessa classe empresarial.

José Luís Neves avançou ainda que a CCISS tenciona criar também antenas em todos os concelhos da região, desenvolver mais acções de capacitação empresarial em áreas como técnicas de vendas e questão do atendimento personalizado.

Revelou, por outro lado, que vão realizar um inquérito junto dos empresários para que possam conhecer as suas expectativas em termos de formação, e com base nisso promover mais acções de capacitação.

“Nos próximos tempos, estaremos a trazer mais actividades da Câmara de Comércio para esta região do país que tem uma classe empresarial relevante para Cabo Verde. Nós pensamos que a economia cabo-verdiana também só será forte se a economia da região de Santiago Norte for forte”, enfatizou.

Relativamente à formação em gestão de armazém, que considerou de “extrema importância”, José Luís Neves explicou que foi uma acção de formação identificada como uma das prioridades pelos próprios empresários daquela região do interior de Santiago.

Realizada em parceria com o Quadro Integrado Reforçado (QIR) que conta com participação de 15 empresários de vários sectores, a mesma tem como objectivo munir os empresários de conhecimentos e técnicas para todas as actividades de armazenagem e movimentação dos materiais que vão aumentar a competitividade, prestar melhores serviços e atendimento aos clientes e aumentar os lucros.

O acto de abertura da formação foi co-presidido pelo secretário-geral da CCISS, José Luís Neves e pelo coordenador do QIR, Gilson Lima.

FM/FP

Inforpress/Fim