Câmara da Praia aposta no desporto para promover hábitos saudáveis e de competição nas crianças e jovens

Cidade da Praia, 24 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia quer apostar na massificação da pratica desportiva em vários bairros, incutindo nas crianças a importância da realização da actividade física e desportiva, promovendo hábitos saudáveis e ocupação de tempos livres.

A garantia foi dada à imprensa pelo presidente da edilidade, Óscar Santos, aquando da entrega de materiais desportivos às escolas de iniciação desportiva da Cidade da Praia, que teve lugar hoje de manhã, na Sala de Munícipes da câmara.

“É muito mais fácil apostar na juventude, sobretudo nas crianças, que começam a prática de qualquer desporto bem cedo. Qualquer criança que começa a treinar aos oito anos de idade, quando tiver 18 tem uma capacidade de competição muito mais forte”, advogou.

Para Óscar Santos, que procedeu à entrega dos materiais, “é essencial proporcionar às crianças e jovens o mesmo tipo de oportunidades e recursos, possibilitando às escolas a promoção de actividades de cariz desportivo e recreativo”.

Segundo o edil praiense, para fazer isso, além de entregas de materiais, a autarquia tem como aposta a reabilitação de campos em alguns bairros, visando dar infra-estruturas desportivas às comunidades mais desfavorecidas da cidade.

Além de infra-estruturas, Óscar Santos mencionou, ainda, a necessidade de apoiar as escolas de iniciação com formação, para que possam criar nos atletas e escolas mais espírito de competição.

“O desporto é a nossa união e paixão, pelo que se apostarmos, de certeza que a Cidade da Praia vai ter bons resultados. Trata-se de uma actividade fundamental para um desenvolvimento equilibrado e onde se pode incutir nas crianças a importância da realização da actividade física e desportiva e promove hábitos de vida saudáveis”, disse.

Para o presidente da Associação de Santiago Sul de Taekwondo, João Germano Oliveira, a entrega destes equipamentos é uma mais-valia para as escolas, uma vez que no país existem carências de equipamentos.

“Os equipamentos vão ser distribuídos de igual para igual às escolas que temos na Cidade da Praia. Aproveitamos para agradecer o gesto, pois, existem muitos jovens carentes que não podem comprar o seu equipamento”, disse o mestre de taekwondo.

Já Artemisa Barros, da Associação Amibasquete, considera um “gesto importante” da autarquia apoiar as associações com materiais que os auxiliem a ajudar as crianças a desenvolver-se no desporto, neste caso, basquetebol.

“Somos uma associação com 18 anos de existência e quanto mais equipamentos tivermos, mais poderemos ajudar no desenvolvimento do basquetebol”, frisou.

A medida de hoje se insere num programa de estímulos que a Câmara Municipal da Praia quer para com as escolas da capital do país e abrange escolas de modalidades desportivas nas vertentes ginástica, futebol de campo e de salão, basquetebol, andebol, ténis, taekwondo, desportos náuticos, boxe, entre outras.

PC/CP

Inforpress/Fim