Cabo Verde vai abrir consulado geral em Nice em finais de Novembro – ministro (c/áudio)

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades anunciou hoje que, em finais Novembro , vai ser inaugurado o consulado geral de Cabo Verde em Nice (França).

“É uma promessa do Governo que está a ser cumprida agora e este  consulado  vai cobrir  toda aquela região francesa onde vivem cerca de 25 mil cabo-verdianos”, indicou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Luís Filipe Tavares  fez  estas declarações em conferência de imprensa para dar conta de várias visitas que recentemente efectuou a vários países europeus  no quadro da cooperação bilateral entre estes estados e Cabo Verde.

Segundo ele, o consulado geral de Nice tem o propósito, por um lado, de “melhor servir” os emigrantes cabo-verdianos no sul de França e, por outro,  vai “descongestionar” a embaixada de Cabo Verde em Paris.

Relativamente ao funcionamento das embaixadas e missões diplomáticas  no exterior “melhoraram consideravelmente”, em termos de qualidade de prestação de serviços.

“Enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros e Governo,  isto é motivo de muita satisfação” afirmou, acrescentando  que o objectivo é “servir os  cabo-verdianos e satisfazer em tempo útil as suas necessidades”.

Revelou que a questão de emissão de passaportes e outros documentos  importantes para os emigrantes já está ultrapassada.

Na sua perspectiva, isto significa que se está a trabalhar em ordem a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Instado para quando a abertura de uma embaixada de Cabo Verde na capital nigeriana não precisou uma data, mas deixou transparecer que existe uma equipa que está a tratar a questão e que esteve  em  Abuja (Nigéria) para contactos com autoridades nigerianas.

“Estamos a criar as condições para abrimos uma embaixada em Abuja, mas, como se sabe, nestas questões há  um conjunto de tarefas iniciais que devem ser desenvolvidas”, indicou o ministro.

LC/AA

Inforpress/Fim