Cabo Verde partilhou sua experiência do turismo na 61ª reunião da Comissão Regional da OMT para a África – ministro

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) – Cabo Verde partilhou a sua experiência no sector do turismo durante a 61ª reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a África que teve lugar em Nigéria de 04 a 06 de Junho.

O anúncio foi feito hoje, na Cidade da Praia, pelo ministro do Turismo e Transporte e ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, em declarações à imprensa à margem de um encontro com o embaixador da Holanda em Cabo Verde, Theo Peters, com quem falou sobre o financiamento do terminal e cruzeiros do Mindelo, ilha de São Vicente.

“Houve um tema específico sobre o reforço de estatística para as contas satélites do turismo, em que eu estive a falar durante um painel, algo bastante importante, porque o turismo é tão transversal e Cabo Verde é dos poucos países em África que têm hoje condições de afirmar que o turismo representa mais de 21% do PIB”, disse o ministro.

O encontro que teve como lema “Estatísticas do turismo: um catalisador para o desenvolvimento”, analisou os actuais desafios e oportunidades para as estatísticas do turismo em África, trocou experiências e partilhou estudos de caso sobre medição do turismo.

Entretanto, os participantes à 61ª reunião da Comissão Regional da OMT para a África analisaram também a relevância das estatísticas do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias eficazes para o turismo sustentável e sua contribuição para as economias nacionais.

O evento, que reuniu todos os Estados africanos membros da OMT, incluindo instituições internacionais relacionadas com o sector, explorou uma nova abordagem sobre a medição do turismo sustentável para os países africanos e a sua relevância para melhorar os dados e as políticas do turismo e a integração de estratégias nos planos de desenvolvimento do turismo em África.

Cabo Verde, através do Instituto Nacional de Estatística (INE), é o único na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e um dos poucos países africanos que tem implementado a Conta Satélite do Turismo (TSA) desde 2011, com uma cobertura nacional em mais de 90%.

A 61ª reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a África sucedeu a vários encontros internacionais que reuniram os mais altos responsáveis da União Africana (UA) ligados ao sector turístico, de ministros de Turismo e de operadores privados.

Nesta reunião, para além do ministro José da Silva Gonçalves, Cabo Verde esteve representado pelo director-geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins e o vice-presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Celso Ribeiro.

DR/FP

Inforpress/Fim