Boa Vista:  Responsável pede “medidas urgentes” para mitigação dos efeitos da seca 

Sal Rei, 19 Nov (Inforpress) – O presidente da Associação Agrupamento Competitivo do Queijo de Cabra da Boa Vista (AACQCBV) pediu hoje uma “intervenção urgente” das autoridades competentes para fazer face ao mau ano agrícola e a falta de pastos no município.

Eliseu Almeida salientou que há cerca de três anos que Boa Vista enfrenta “graves problemas” a nível da agro-pecuária, ajuntando que a ilha “já caiu no esquecimento” e que, inclusive, já foi rotulado como uma ilha sem vocação agropecuária.

“Não estão a dar a devida atenção a esta ilha, aliás já a rotularam como um município sem vocação para agropecuária, mas muito  pelo contrário esta é uma ilha com grande potencial a nível de agropecuária”, considerou a mesma fonte, para quem o que falta são investimentos no sector.

O presidente da AACQCBV  frisou que a situação “é gritante” e que se trona necessário “desburocratizar o processo de apoio” aos homens do campo e criadores de gado em épocas difíceis, “como as que se vivem neste momento”.

“A situação está cada vez mais crítica e neste momento os pastores e agricultores estão sem água, sem pasto, sem ração e já se verifica uma perda de rebanhos na ordem dos 80 por cento (%)”, denunciou Eliseu Almeida.

O presidente da Associação Agrupamento Competitivo do Queijo de Cabra da Boa Vista sustentou que  a ajuda “tarda em chegar”, realçando que “mais de 90% da população da zona norte” corre o risco de “cair no desemprego”.

Eliseu Almeida declarou ainda que “faltam políticas concretas” para incrementar a agropecuária na ilha da Boa Vista.

“Precisamos ser inteligentes e implementar projectos de dessalinização de água e de produção de pasto, aliás não podemos  cruzar os braços e esperar só pela chuva”, afirmou o presidente da AACQCBV, que solicitou “com urgência”, uma “atenção especial” do Governo e câmara local para que os problemas da agropecuária na Boa Vista possam ser “debelados e melhorados consideravelmente”.

EV/AA

Inforpress/Fim