Inicio Ambiente Boa Vista: Especialistas das Canárias investigam arrojamento de baleias-piloto na praia de...

Boa Vista: Especialistas das Canárias investigam arrojamento de baleias-piloto na praia de Varandinha

Sal Rei, 10 Set (Inforpress) – Dois técnicos do Instituto Universitário de Sanidade de Animal de Las Palmas Gran Canárias encontram-se na ilha da Boa Vista, para investigar a causa do arrojamento das baleias-piloto, ocorrido na semana passada na praia de Varandinha.

De acordo com o delegado do Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA) local, Xisto Baptista, essa equipa já recolheu as amostras das oito baleias-piloto mortas, para proceder a uma necropsia e descobrir as causas que levaram o encalhamento de dezenas desses animais na costa da praia de Varandinha.

Essas amostras serão levadas ao laboratório das Canárias, para efectuar diferentes estudos, nomeadamente histopatológico, microbiológico e reunir as provas deste arrojamento, que podem ser doenças infecciosas, intoxicação ou ingestão de detritos.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente revelou à Inforpress que esta semana, algumas pessoas invadiram a referida praia para retirar as barbatanas das baleias-pilotos. Razão pela qual, logo a seguir à recolha das amostras, o MAA procedeu ao sepultamento desses animais mamíferos, evitando a sua chegada aos povoados.

Os dois técnicos do Instituto Universitário de Sanidade de Animal de Las Palmas Gran Canárias estão a ministrar uma pequena formação, dirigida aos técnicos ligados ao ambiente e algumas entidades sobre qual o procedimento a ter em situações de arrojamento (circunstâncias em que animais marinhos ficam encalhados na costa).

Inforpress/Fim