Boa Vista assinala hoje o Dia Mundial da Prevenção ao suicídio com cerimónia de velas na praça de Santa Isabel

Sal -Rei, 10 Set (Inforpress) – O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de Setembro) é comemorado esta segunda-feira na Boa Vista, com uma cerimónia de velas a realizar-se pelas 20:00 na praça de Santa Isabel, na cidade de Sal-Rei.

De acordo com Vanda Oliveira, psicóloga do Centro de Saúde da ilha, esta atividade que já vai na sua 3ª edição, é realizada em parceria com a Associação de Promoção da Saúde Mental “A Ponte” e decorre em simultâneo nos trinta e três concelhos do país.

Vanda Oliveira lembrou que actividade tem como objetivo relembrar as pessoas que já perderam a vida, vítimas do suicídio, sendo também uma forma de apoio a familiares e conseguiram sobreviver às tentativas.

Relativamente aos dados sobre tentativa de suicídio na Boa Vista, a psicóloga disse à Inforpress que não existem porque muitos não chegam ao conhecimento da Delegacia de Saúde, mas afirmou que no mês passado deram entrada no Centro de Saúde local, três pessoas que tentaram pôr fim à vida.

Conforme explicou, dos três casos, dois envolveram indivíduos do sexo feminino e o outro do sexo masculino, sendo que um deles ainda se encontra internado no Centro de Saúde estando os outros a ser acompanhados em casa.

Vanda Oliveira, explicou, por outro lado, que de modo geral há mais casos de mulheres a tentarem o suicídio, mas os homens concretizam de facto.

“As estatísticas em si afirmam que os homens estão na frente, mas as mulheres são as que tentam mais porque usam métodos menos fatais, já os homens estão mais a frente porque usam métodos fatais “.

Na Boa Vista, a cerimónia de hoje alusiva à efeméride, está aprazada para as 20:00 horas na praça de Santa Isabel em Sal-Rei e durante o acto será divulgada uma mensagem da Associação A Ponte, estando também agendado um momento musical de voz e violão.

O dia 10 de Setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data levou à criação do “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objectivo alertar a população para o facto da realidade do mesmo em Cabo Verde e no mundo e suas formas de prevenção.

Fim/Inforpress