Boa Vista: Ano lectivo 2018/2019 arranca com 2.751 alunos

Sal Rei, 11 Set (Inforpress) – O ano lectivo 2018/2019 arranca na ilha da Boa Vista com 2.751 alunos e este ano sem dificuldades relativamente à falta de salas de aula e de professores, asseverou a delegada de Educação Risandra Gabriel.

Esta responsável explicou que para o primeiro ciclo (1º a 4º ano) esperam-se 1.278, distribuídos por 49 turmas e o segundo ciclo (5º ao 8º ano) terá 953 alunos em 33 turmas. Já o secundário (9º ao 12º) conta com mais de 520 alunos divididos em 17 turmas e no pré-escolar esperam-se mais de mil crianças em 14 jardins espalhados pelo município.

Em todos os níveis de ensino houve um “aumento expressivo” de alunos, com excepção da Educação de Adultos.

O grande calcanhar de Aquiles na Boa Vista prende-se com a falta de professores, uma questão que a delegada garante que este ano será ultrapassado.

“Para este ano lectivo estamos bem animados. Será diferente dos outros anos, em que tínhamos iniciado as aulas com um número significativo de professores em falta”, disse Risandra Gabriel, adiantando que neste momento faltam apenas quatro professores, para as disciplinas de Educação Física (2º ciclo e secundário), TIC e Inglês.

Para a delegada de Educação, reduzir de 20 para cinco o número de professores em falta é um “ganho considerável”.

Risandra Gabriel disse igualmente que os resultados do ano lectivo transacto são satisfatórios, ficando a taxa de abandono escolar no ensino básico e secundário em 0,3 por cento (%) e 3,8 % respectivamente, comparado ao período homólogo que era de 0,5 e 7,4 respectivamente.

A delegada de Educação frisou que o objectivo é reduzir ainda mais a taxa de abandono escolar na Boa Vista.

A nível geral (básico e secundário) a taxa de aprovação rondou os 86 %.

Ainda de acordo com Risandra Gabriel, está tudo a postos para o arranque do novo ano lectivo 2018/2019, garantindo que, este ano, o município não terá problemas com falta de salas.

Inforpress/Fim