Beatriz Fortes, Tatiana Soares e Pablo Veiga vencem a 10ª edição das olimpíadas de matemática

 

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – Beatriz Varela do Liceu Ludgero Lima, Tatiana Soares do Liceu Jorge Barbosa e Pablo Veiga da escola Miraflores são os vencedores nas categorias A, B e C, respectivamente da 10º edição das olimpíadas de matemática, realizadas na Cidade da Praia.

A premiação teve lugar hoje, no momento em que foram anunciados também os nomes dos alunos que vão participar na 7ª edição das olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a realizar-se a partir do dia 23 de Julho, na cidade do Porto, Portugal.

As olimpíadas de matemática têm por objectivo contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, descobrir jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os participantes.

A presidente da comissão de provas das olimpíadas de matemática em Cabo Verde, a professora Natália Furtado, adiantou que o processo, iniciado no mês de Dezembro, decorreu normalmente seguindo os critérios previamente definidos.

“Tivemos participação de alunos de várias ilhas e o que constatamos é que a cada ano os lugares premiados vêm sendo conquistados por alunos ilhas e escolas diferentes, o que demonstra que há uma dinâmica e que quem trabalha vence”, disse adiantando que todos que participaram foi por mérito.

Na categoria A (alunos do primeiro ciclo) foi vencedora a aluna Beatriz Varela, do Liceu Ludjer Lima (São Vicente), tendo ficado em 2º lugar Maline Barreto do Liceu Olavo Moniz (Sal) e no terceiro lugar Nuno Gomes do Tarrafal (Santiago).

A categoria B (2º ciclo) ficou liderada por Tatiana Soares da Escola Secundária Jorge Barbosa (São Vicente). Em segundo lugar ficou Joel Barreto da Graça da Escola Secundária Manuel Lopes (Santiago) e no 3º Denise da Veiga do Liceu Amílcar Cabral (Santiago).

Na categoria C (3º ciclo) o primeiro lugar foi para Pablo Veiga, da Escola Miraflores (Santiago), Segundo lugar para Jordy Silva do Liceu Domingos Ramos (Santiago) e Tiago Rocha Silveira Pires também da escola Miraflores e em quarto lugar André Ramalho da Escola Técnica do Mindelo.

Os quatro classificados da categoria C, alunos do 11º e 12º anos de escolaridade vão representar Cabo Verde na 7 edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP que terá inicio no dia 23 de Julho, na cidade do Porto-Portugal.

MJB/FP

Inforpress/fim