BCV vai emitir moeda comemorativa dos 200 anos de amizade entre Cabo Verde e EUA

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) vai emitir uma moeda comemorativa dos 200 anos de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos de América (EUA), celebrado este ano.

A Informação foi avançada hoje pelo cônsul norte americano Stephen Lecompte, no programa do café central da RCV, indicando que a moeda simbólica tem um valor monetário de 200 escudos, representando os 200 anos das relações entre Cabo Verde e os EUA.

A moeda, de acordo com o cônsul, vai ser lançada em Abril de 2019.

As relações históricas e culturais entre Cabo Verde foram iniciadas em 1918, com a abertura em Cabo Verde do primeiro Consulado americano.

O percurso dessas relações, desde a independência em 1975 a esta parte ficou marcada por várias etapas das ajudas recebidas dos EUA, dos dois compactos MCA recebidos e executados com muito sucesso.

As celebrações do bicentenário de amizade Cabo Verde / EUA iniciam no dia 16 de Dezembro, com uma gala comemorativa na Cidade da Praia e no próximo ano a Embaixada dos EUA em parceria com outras instituições nacionais realizam uma série de actividades entre as quais palestras e exposição de fotografias.

MJB/FP

Inforpress/fim