Bastonária realça importância do farmacêutico no acesso ao fármaco com qualidade e segurança

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde realçou hoje a importância do farmacêutico, considerando ser este o especialista em medicamento que deve segurar aos cidadãos o acesso ao fármaco com qualidade e segurança.

Maria da Luz Leite fez essa leitura em declarações à Inforpress, por ocasião do Dia Internacional do Farmacêutico, que se celebra a 25 de Setembro, este ano sobre o signo “Farmacêuticos: teus especialistas em medicamentos”.

“O farmacêutico é o elemento de continuidade no processo farmacoterapêutico do doente, cabendo a ele apoiar todas etapas relacionadas com o uso do medicamento”, disse.

Neste âmbito, reforçou o papel do especialista, afirmando ser ele quem garanta a utilização do medicamento com qualidade nas farmácias para a imunização dos pacientes e não só.

Em Cabo Verde, a classe constituída por 96 farmacêuticos inscritos na Ordem, tem como maior desafio a formação, visando a sua maior integração no sistema nacional de saúde, em equipas multidisciplinares.

Na comemoração de mais um dia internacional, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos aproveitou para saudar os farmacêuticos cabo-verdianos e reconhecer, publicamente, os profissionais que actuam com “ética e competência” no cumprimento dos seus deveres para com a saúde dos cidadãos e em especial dos doentes.

No país, dos 96 farmacêuticos inscritos na Ordem, 50 trabalham no sector privado e os restantes nas farmácias, hospitais e na Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac).

A data, criada pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (CFIF) no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul (Turquia), tem como objectivo promover a profissão farmacêutica no mundo e proporcionar o encontro dos profissionais da área, assinalando ao mesmo tempo a importância dos farmacêuticos para a saúde pública.

Tudo isso porque, realça o CFIF, mais do que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são prestadores de cuidados, que se esforçam para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

PC/JMV

Infropress/Fim