Basquetebol: Antigo jogador da NBA visita Cidade da Praia visando contribuir para o desenvolvimento da modalidade no país

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O antigo jogador do NBA Charles Smith inicia hoje uma visita de três dias à Cidade da Praia, visando contribuir para o desenvolvimento do basquetebol no país, informa a FCBB em comunicado.

O basquetebolista que pertence à terceira geração de cabo-verdianos nascidos nos Estados Unidos da América (EUA) encontra-se em Cabo Verde, também com o objectivo de descobrir as suas raízes crioulas.

Durante a sua estada na Cidade da Praia, à convite da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Charles Smith vai cumprir um intenso programa de visita , durante a qual vai ter a oportunidade de conviver com jovens jogadores no polivalente do Bairro Craveiro, marcado para este sábado.

Constam ainda na sua agenda encontros com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e com o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, para além de visitas a varias instituições sociais sediadas na Cidade da Praia e no interior de Santiago.

Charles Smith iniciou a sua carreira de jogador de basquetebol na Universidade de Pittsburgh, jogou na selecção dos EUA no Campeonato Mundial da FIBA de 1986, tendo ganho a medalha de ouro e nas olimpíadas de 1988, em Seul, ganhou a medalha de bronze.

Iniciou a carreira no NBA em 1988, pela equipa dos Philadelphia, depois passou por Los Angeles Clippers, New York Knicks, Florida Beach Dogs, terminando a sua carreira em 1997, nos Santo António Spurs, devido a sucessivas lesões.

Após o término da carreira profissional criou a Fundação Charles D. Smith e um Centro Educacional, como o fim de atender crianças e adolescentes, do jardim infantil à nona classe, na intenção de ajudar nos seus estudos.

Localizada na cidade do natal, Bridgeport, esta instituição representou a concretização de um sonho acalentado, desde quando jogava na Universidade de Pittsburgh.

Para além de ter passado pelo mundo de negócios, administrando durante três anos uma empresa digital, com sede em Manhattan, Smith também tem trabalhado como palestrante motivacional.

OM/JMV

Inforpress/Fim