Atletismo: X edição da Corrida da Liberdade vai homenagear os 160 da Cidade da Praia e disponibiliza 160 contos ao vencedor

 

Cidade da Praia, 10 Nov. (Inforpress) – A autarquia da Praia vai dedicar a X edição da Corrida da Liberdade, que tradicionalmente se realiza a 13 de Janeiro, para homenagear os 160º aniversário da Cidade da Praia, com prémios aliciantes, colocando 160 contos para o vencedor.

Ao que apurou a Inforpress, está prevista uma prova da meia-maratona, envolvendo os maiores atletas cabo-verdianos residentes e provenientes da diáspora, em representação dos Estados Unidos da América, Portugal, França, Holanda, Itália de entre outros países da emigração crioula.

Os prémios monetários, considerados aliciantes, são extensivos às diversas posições, em diversas categorias, e vão ser ainda complementados com medalhas, troféus, de entre outras recompensas aos atletas mais destacados.

A organização tem uma meta para atingir a cifra dos 10 mil atletas, naquilo que seria o “record” absoluto de uma prova em Cabo Verde, tendo para o efeito apostado “numa forte” parceria nacional e internacional.

Para além da prova da meia-maratona, masculina e feminina, que está projectada para ser o cartaz deste evento, a homenagem à Cidade da Praia neste dia dedicado a Corrida da Liberdade e da Democracia, vai ser aproveitada para provas paralímpicas e a tão aguardada Corrida Massiva.

A prova terá a sua partida no Plateau, defronte da Praça Alexandre de Albuquerque, e meta no Largo do Estádio da Várzea e ao que se sabe já está a despertar o interesse dos atletas, sobretudo dos internacionais.

A Federação Cabo-verdiana de Atletismo vai assegurar os aspectos técnicos, estando a Câmara Municipal da Praia a envidar esforços para que toda a logística seja projectada numa parceria público/privada, de forma a corresponder à expectativa.

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão anos após anos, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo.

SR/JMV

Inforpress/Fim