Atletismo: Selecção nacional vai ao Mundial da Ultramaratona dos 100 quilómetros na Croácia

Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – A selecção de Cabo Verde de ultramaratona vai ao Campeonato do Mundo da categoria, que se realiza a 08 de Setembro em Sveti Martin, na Croácia, na distância dos 100 quilómetros.

A selecção crioula é constituída pelos atletas José Cabral (oficial da Polícia Nacional), Augusto Gama e Orlando Silva (ambos militares) e Nataniel Morreira (funcionário público do Hospital Dr Agostinho Neto) e parte com expectativa acrescida para superar o 14º posto alcançado em 2014 no Qatar, num universo de 39 países.

O capitão do combinado cabo-verdiano, José Cabral, avançou à Inforpress que a competição se enquadra no calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU) e que a equipa nacional tem estado a preparar-se há cerca de três meses com treinos na ilha de Santiago, semanalmente, no percurso Cidade da Praia/Tarrafal e testes internacionais, como em Passatori (Itália).

Sublinhou que nos últimos treinos, cada atleta da selecção correu uma média de 150/200 quilómetros por semana, de forma a atingirem a resistência que uma prova do género exige aos concorrentes, outrora habituados a provas de pista evidenciado por distâncias muito mais curtas.

José Cabral disse que todos os atletas estão empenhados em superar as suas marcas, mas que, pessoalmente, tem o objectivo de suplantar a sua melhor marcar, isto é, correr menos 07 horas e 35 minutos, em 100 quilómetros.

SR/CP

Inforpress/Fim