Associação Kriol-Ità fomenta cooperação desportiva entre instituições da Itália e Cabo Verde

Cidade da Praia, 09 Jul. (Inforpress) –  Uma delegação cabo-verdiana constituída pelos presidentes do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Comité Paralímpico de Cabo Verde e Federação Cabo-verdiana de Voleibol encontra-se em Roma em encontros ao mais alto nível com o mundo do desporto italiano.

A presidente da Associação de Amizade Itália – Cabo Verde (Kriol-Ità), que esteve na organização desta digressão, avançou à Inforpress que os dirigentes cabo-verdianos têm encontros com o presidente do Comité Olímpico Italiano, Giovanni Malagò, com o responsável da Federação Italiana de Esgrima, Giorgio Scarso, com o presidente del Comité Paralimpico, Luca Pancalli.

Maria Silva adiantou, ainda, que Filomena Fortes, do COC, Rodrigo Bejarano, do Comité Paralímpico, e António Rodrigues, da Federação Nacional de Voleibol encontram-se ainda com o presidente da Federação Italiana de Volley, Bruno Cattaneo, com o líder da Associação para Cultura e Sport (Aics), Bruno Molea, assim como realizam visitas a várias estruturas desportivas civis e militares.

Trata-se de uma iniciativa “inédita”, já que “é a primeira vez que Itália recebe uma Delegação do Desporto Cabo-verdiano e tem como objectivo reafirmar as relações de cooperação entre os dois países que a Associação tem vindo a proporcionar há vários anos”.

A visita iniciou no sábado com um encontro com jovens da comunidade em Itália que praticam várias modalidades desportivas como boxe, volley, futebol e, natação, de entre outros, razão pela qual Filomena Fortes realçou a importância do encontro ao mesmo tempo que incitou os jovens a aproximarem-se de Cabo Verde, no sentido de darem a sua contribuição em competições internacionais e trazer o próprio “know how” a Cabo Verde.

Esta deslocação de 07 a 10 do corrente, enquadra-se ainda nas actividades que a Kriol-Ità tem vindo a concretizar para o reforço das relações entre Itália e Cabo Verde no plano da cooperação descentralizada, por considerar o desporto como um sector “importante” da Associação “que tem dado provas da sua dinâmica em vários sectores”.

A Associação Kriol-Ità tem sido “dinâmica” na sua aposta na importância do desporto pela sua capacidade de aproximar culturas e proporcionar uma sã convivência e conhecimento recíproco, tendo inclusive colaborado com as autoridades de saúde de Cabo Verde com a vinda de equipas médicas ao arquipélago e promoção de geminações, acordos universitários e envio de material desportivo.

SR/ZS

Inforpress/Fim