Artistas da Rua da Arte e colegas guineenses visitam sítio histórico da Cidade Velha

 

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – Um grupo de Artistas da Rua da Arte, juntamente com colegas guineenses, visita hoje a Cidade Velha, para conhecer de perto os monumentos que se revelam neste sítio histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

A concentração dos artistas acontece na Rui da Ante, situada no Bairro de Terra Branca, Cidade da Praia e comitiva chega à Cidade Velha cerca das 16H00, onde, para além de visitas a monumentos, participa numa sessão de poesia e música ao pôr do sol no Tereru di Kultura.

Deste modo, segundo comunicado de imprensa, em colaboração com os privados, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago vem dando apoio às iniciativas que visam dinamizar a vida cultural na Cidade Velha.

A Rua da Arte, em Terra Branca, foi criada pelo pintor Tutu Sousa, que, para além da exposição de trabalhos dos artistas, tem a responsabilidade social com a ajuda aos mais carenciados, principalmente os idosos.

Paulo Jorge Pinto Filipe de Sousa, popularmente conhecido por Tutu Sousa, nasceu na ilha de São Vicente e mudou-se para a ilha de Santiago ainda criança, onde se interessou e iniciou o seu percurso nas artes.

Tutu Sousa tem já um currículo onde constam várias formações em artes gráficas e artes plásticas, exposições conjuntas e individuais e o primeiro lugar em alguns concursos artísticos.

Holanda, Alemanha e os Estados Unidos são alguns países em que já fez exposições.

Além da pintura, o artista, que começou a pintar 1990, aos 16 anos, também explora a escultura em madeira, gesso e pedra e artes manuais, usando materiais como latas e arames.

Ainda usa desde 1995 a técnica de pintura em café que também já o levou a expor no estrangeiro e no arquipélago.

OM/JMV

Inforpress/Fim