beylikdüzü escort

Artistas cabo-verdianos e guineenses cantam em memória de Amílcar Cabral

 

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – Artistas cabo-verdianos e guineenses cantam hoje à noite no Palácio Ildo Lobo, na Cidade da Praia, num concerto intitulado “Cantar Cabral e a Resistência”, para assinalar o nascimento de Amílcar Cabral.

Os cabo-verdianos Tony Lima, Remna Schwarz, Nádia Lopes, Justice Nubiano, Samira Vera-Cruz, Totinho, Binga de Castro e as guineenses Karyna Gomes e Ineida Cabral são alguns dos artistas que vão passar pelo palco do Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Segundo o director do referido espaço, Adilson Gomes, este concerto tem como missão fazer com que o nome de Amílcar Cabral seja relembrado de uma forma “suave e revolucionária”, mas “no sentido de herói da nação e não como uma figura politica”.

Paralelamente ao concerto, está a decorrer no edifício do Palácio da Cultura uma exposição sobre a “Amílcar Cabral – vida e obra”, a partir do acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde, que decorre até o dia 29 de Setembro.

Esta exposição que conta com a parceria da Direção-geral das Artes, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Arquivo Nacional e Cesária Évora Académica e Artes visa expor uma “nova visão” do que é Cabral e o seu historial.

Ainda para assinalar o dia 12 de Setembro, a Associação Literária de Tarrafal de Santiago (ALTAS) e o pintor congolês  Elsie Mafouta realizam de hoje até o dia 20 uma exposição de pintura e uma conferência sobre o “Hermenêutica do pensamento de Amílcar Cabral no cruzamento das épocas”, na Praça Alexandre Albuquerque.

Com esta ação, de acordo com uma nota de imprensa, além de comemorar a data, a Associação Literária de Tarrafal de Santiago pretende também “mobilizar parcerias e criar as sinergias necessárias” para a abertura do processo de criação de seu “fundo literário” para promover os novos talentos da escrita no município de Tarrafal

Consequentemente, a associação pretende “contribuir para a formação de uma nova geração de literários”, aproveitando a figura de Amílcar Cabral, que também deixou sua contribuição no cenário poético cabo-verdiano.

AM/AA

Inforpress/Fim

Modüler Bölme Duvar Cam Bölme Duvar Jaluzili bölme duvar Jaluzili cam bölme Çocuk odası Çocuk genç odası Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu ssd vds Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon Ofis dekorasyonu