ARFA vai operacionalizar dentro em breve o Sistema Regional de Informações Agrícolas no País

Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) vai operacionalizar dentro em breve o Sistema Regional de Informações Agrícolas, que lhe permite dar uma “alerta rápida” em caso de crise alimentar no País.

Os equipamentos para esse efeito já estão na Cidade da Praia, conforme confirmou hoje à Inforpress, a instituição.

A oferta, constituída por um computador (PC HP Prodisplay P232, CPU, teclado, mouse e monitor 23 polegadas) e uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS Lenovo 5595 TU1, 1000 VA) consta do protocolo celebrado entre o Conselho Nacional da ECOAGRIS de Cabo Verde (CNE) e o Comité Inter-Estados da Luta Contra a Seca no Sahel (CILSS).

Em declarações à Inforpress, o técnico de Estatística e Sistemas de Informação da ARFA, Jailson Martins, disse que através deste sistema informático a ARFA conseguirá fazer “a alerta rápida”, em caso de crise alimentar em Cabo Verde.

“O prazo de cobertura de stock, os preços dos produtos, entre informações sobre o mercado dos produtos alimentares a nível do país vão ser introduzidos a partir deste mês neste sistema informático”, explicou o técnico da ARFA.

Os equipamentos ora recebidos serão integrados nos serviços da Direção de Segurança Alimentar (DSA), a direção responsável pela supervisão do mercado dos produtos alimentares de primeira necessidade (PAPN), informou Jailson Martins.

Segundo este responsável, a ARFA foi contemplada com esse equipamento devido à sua condição de membro do Conselho Nacional da ECOAGRIS de Cabo Verde.

O projecto ECOAGRIS tem como objectivo reforçar o sistema de informações agrícolas a nível local, nacional e regional.

O compromisso do projecto ECOAGRIS é dotar o Comité Técnico da ECOAGRIS com equipamentos e meios que permitam a operacionalização do sistema Regional Integrado de Informações Agrícolas da CEDEAO, lê-se num documento da ARFA.

JL/FP

Inforpress/Fim