Arfa emite novo alerta que inclui sacos de ervilhas e cenouras pequenas de 2,5 quilos na lista dos vegetais contaminados

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), emitiu um novo alerta que inclui sacos de ervilhas e cenouras pequenas de 2,5 quilos na lista dos vegetais que podem estar contaminados com Listeria monocytogenes.

“um novo produto suspeito foi identificado, pelo que o Alerta nº 406/ARFA-CA/2018, publicado a 17 de julho de 2018, atualiza a lista de produtos suspeitos com a inclusão do Lote CM8108I1 de Ervilhas e cenouras pequenas – Sacos de 2,5kg (Green peas & baby carrots), da marca PINGUIN e embalado pela empresa Greenyard Frozen – Bélgica”, disse em nota a ARFA.

Conforme a ARFA o novo alerta vem na sequência das investigações e acompanhamento do caso junto das entidades europeias, a nível da União Europeia, através do Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) e da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (INFOSAN) gerida pela OMS/FAO, e a nível do país de origem, através da Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC) da Bélgica.

A entidade reguladora garante que tal como a listagem anteriormente publicada, já se encontra em curso uma operação para a retirada do produto do mercado nacional.

Entretanto, a ARFA relembra aos consumidores as ações de segurança a tomar, em caso de terem adquirido o produto visado.

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares afirma que o assunto continuará a ser acompanhado com vista à “protecção dos consumidores e a garantia da segurança sanitária dos alimentos disponibilizados no mercado nacional.”

CD/FP

Inforpress/Fim