ARC promove debate sobre garantes da liberdade de um Estado de direito democrático

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 03, com uma conferência/debate intitulada “Os média, a justiça e a regulação como garantes das liberdades e pilares do Estado democrático de direito”.

O objectivo da conferência, sublinha a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), é o de escrutinar e debater a confluência e a complementaridade das actuações da instituição e do sistema jurídico como importantes suportes e garantes da liberdade de imprensa num Estado de direito democrático.

Além deste debate, que inicia no dia em que se celebra a efeméride, 03 de Maio, a ARC pretende realizar mais três conferências temáticas e várias palestras nos principais estabelecimentos de ensino superior e secundário do país.

Neste âmbito, ao longo deste mês, a cada sexta-feira será debatido um tema específico nas universidades com o curso de comunicação e jornalismo, ou seja, Universidade de Cabo Verde, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e Universidade de Santiago.

Consta de temas de debate nas universidades “Os desafios da liberdade de imprensa e a regulação dos média em Cabo Verde”, “Acesso à informação credível e combate aos fake news” e “Importância das universidades na promoção das liberdades de expressão e de pensamento & Por uma cultura crítica do consumo dos média”.

A conferência “Os média, a justiça e a regulação como garantes das liberdades e pilares do Estado democrático de direito” terá como orador o jurista e professor universitário Geraldo Almeida, e acontece na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia, às 14:00.

PC/CP

Inforpress/Fim